DIOCESE

Criada, em Guanambi, a primeira Área Pastoral da Diocese de Caetité

02-01-2018 | Por PASCOM Guanambi

Criada, em Guanambi, a primeira Área Pastoral da Diocese de Caetité. Foto: PASCOM

No último sábado, 30 de dezembro, durante a Solenidade da Sagrada Família, foi criada, em Guanambi, a Área Pastoral São Francisco de Assis.

O decreto de criação do Bispo Dom José Roberto Silva Carvalho foi lido em Celebração Eucarística, na capela São Francisco de Assis, presidida pelo padre Eutrópio Aécio de Carvalho Souza, pároco da Paróquia São Geraldo Majella e responsável por cuidar do desenvolvimento pastoral, econômico, administrativo e patrimonial, a fim de que, em breve, a dita  Área Pastoral São Francisco de Assis, seja elevada à categoria de Paróquia.

A Área Pastoral São Francisco de Assis, em sua totalidade territorial, compreende as Comunidade Urbanas:  São Francisco de Assis (Bairro São Francisco), São Sebastião (Bairro São Sebastião), Nossa Senhora das Graças (Bairro Sitio Vomitamel), Nossa Senhora de Lourdes (Bairro Residencial das Árvores), São José Operário (Bairro Vomitamel), Santa Luzia (Bairro Novo Horizonte) e Santa Terezinha do Menino Jesus (BNH). O território da Área Pastoral foi todo desmembrado da Paróquia Santo Antônio e passou a pertencer canonicamente à Paroquia São Geraldo Majella.

Ao final da Celebração foi apresentado o conselho da Área Pastoral, formado por um representante de cada uma das comunidades que a compõe.

Veja as fotos.

GUANAMBI - SÃO GERALDO MAJELLA

Encontro de Casais com Cristo (ECC) de Guanambi encerra atividades 2017

12-12-2017 | PASCOM Guanambi

O encerramento foi neste sábado (9). Foto: PASCOM

Aconteceu no último sábado (09), no Centro Comunitário Betânia, em Guanambi, a Celebração Eucarística de Encerramento do Encontro de Casais com Cristo (ECC) 2017, da Paróquia de Guanambi. A missa foi presidida pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, Mons. Alex Adriano e contou com a participação dos casais membros do ECC.

Ao término da celebração foi apresentada a nova equipe de dirigente para o ano de 2018 e, logo após, um jantar de confraternização.

Confira as fotos.

GUANAMBI - SÃO GERALDO MAJELLA

Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) de Guanambi e Caetité realizam retiro, em Betânia

12-12-2017 | PASCOM Guanambi

O encontro foi realizado no Betânia, em Guanambi. Foto: PASCOM

O Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) realizou neste último domingo, 10, um Retiro no Centro Comunitário Betânia. O encontro também contou com a participação do EAC da Paróquia Senhora Santana de Caetité.

Pela manhã, o momento de espiritualidade foi conduzido por Nailson, coordenador do movimento Sagrada Face e por Junior do Ministério Jovem. A tarde ficou livre para brincadeiras e confraternização entre os adolescentes.

Confira as fotos do encontro.

GUANAMBI - SÃO GERALDO MAJELLA

Paróquia São Geraldo Majella, em Guanambi, elege primeiro CPP

10-11-2017 | Por PASCOM Guanambi

Entre as primeiras atividades da recém-criada Paróquia São Geraldo Majella, em Guanambi, foi realizada, nesta quarta-feira (08), uma reunião com representantes de comunidades e de pastorais, para a formação do primeiro Conselho Pastoral Paroquial (CPP) da nova paróquia.

O CPP é um organismo criado para gerar representatividade e participação na ação evangelizadora da paróquia, nas comunidades, pastorais e movimentos. O objetivo do Conselho é ser um instrumento de comunhão eclesial, de convergência dos objetivos evangelizadores e lugar para estabelecer uma conexão e diálogo pastoral, capaz de irradiar o anúncio da Boa Nova.

A Paróquia São Geraldo Majella foi criada em 16 de outubro deste ano e é a mais nova paróquia da Diocese de Caetité.

CANDIBA – N. SENHORA DAS DORES

Pastoral Familiar do Zonal de Guanambi realiza encontro de formação

01-11-2017 | Por Fernando Filho, Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar do Zonal V, que compreende as paróquias de Guanambi, Urandi, Candiba, Pindaí e Matina, se reuniu no dia 29 de outubro, na Paróquia Santo Antônio, em Guanambi, com agentes da pastoral e representantes dessas paróquias, para a formação contínua dos membros, além da oportunidade de fortalecimento espiritual. O tema do encontro “ Vós sois o sal e a luz do mundo” foi desenvolvido pelo Monsenhor Alex Adriano, vigário-geral da diocese, que falou sobre a família e a evolução da sociedade. Participaram também do encontro os padres Sátiro Bezerra (Matina e reitor do Seminário São José) e Eutrópio Aécio (Guanambi).

GUANAMBI - SÃO GERALDO MAJELLA

São Geraldo Majella, em Guanambi, é 37ª paróquia da Diocese de Caetité

17-10-2017 | Por PASCOM Guanambi

A elevação canônica da nova paróquia foi nesta segunda-feira, dia de São Geraldo Majella. Foto: PASCOM

Nesta segunda-feira, 16 de outubro, dia em que a Igreja celebra a memoria litúrgica do glorioso São Geraldo Majella, foi instalada canonicamente a 37ª paróquia da Diocese de Caetité. A Paróquia São Geraldo Majella, desmembrada da Paróquia Santo Antônio de Guanambi, tem sede no Bairro Brasília e é formada por 25 comunidades, urbanas e rurais.

A criação desta Paróquia vem de encontro com as grandes necessidades da comunidade católica de Guanambi, em atender e evangelizar as comunidades de base que existem na cidade. Agora, com duas áreas paroquiais, a cidade passa ao processo de fortalecimento dos trabalhos pastorais da Paróquia Santo Antônio e da Paróquia São Geraldo Majella.

A celebração contou com 4 ritos. Procissão, Instalação Canônica, Celebração Eucarística e posse do novo pároco.

A Solenidade foi presidida por Dom José Roberto Silva Carvalho, bispo da Diocese de Caetité, e concelebrada pelos padres  Eutrópio Aécio de Carvalho Souza (Guanambi), Mons. Alex Adriano (Vigário Geral da Diocese e Pároco da Paróquia Santo Antônio em Guanambi), Osvaldino Caetano (Pindai), Reinaldo de Oliveira (Caculé), Waldech Gondim (Chanceler da Cúria e Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em  Caetité), Rafael Almeida (Jacaraci), João Souza (Tanque Novo), Paulo Henrique de Souza (Igaporã), Sátiro Bezerra (Reitor do Seminário São José em Caetité) e os Padre Maristas Arnaldo, José Maria e Patrick.

Após a criação da paróquia, Dom Carvalho anunciou e empossou o padre Eutrópio Aécio como primeiro pároco, renovando as promessas do ministério presbiteral, fazendo sua profissão de fé e o Juramento de Fidelidade e recebendo do bispo os livros de registros e alguns instrumentos para expressar as suas responsabilidades em administrar pastoralmente e espiritualmente a nova paroquia.

Confira mais fotos aqui.

Página 1 de 11