11 de outubro de 2021
GUANAMBI - SÃO GERALDO MAJELLA

Área Pastoral São Francisco de Assis de Guanambi festeja seu padroeiro

Por Pascom Guanambi

Entre os dias 25 de setembro a 04 de outubro deste ano, a Área Pastoral São Francisco, celebrou a festa do seu padroeiro São Francisco de Assis com o tema: “Fratelli Tutti: escrevia São Francisco de Assis” e com o lema: “Uma encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade social”. Este documento, foi escrito pelo Papa Francisco inspirado na espiritualidade, na fraternidade com toda a obra da Criação e na capacidade de diálogo para construir a paz de São Francisco de Assis.

Foto: Pascom Guanambi

Este ano, mais uma vez devido a pandemia, os festejos aconteceram de uma maneira diferente. Ainda com um número reduzido de fiéis, em virtude da pandemia, durantes os dez dias de festa foram obedecidas todas medidas de segurança e orientações advindas das autoridades sanitárias. Entretanto, muitos outros devotos e devotas de São Francisco puderam acompanhar as celebrações através das Lives no Facebook da Paróquia todos os dias às 19h30min. Foram tomados todos os cuidados necessários. Como o próprio Francisco de Assis inspirou a cuidar, sobretudo dos que mais necessitam.

Foram dias propícios para a reflexão acerca da exortação, que o Papa Francisco fez por meio da Encíclica “Fratelli Tutti” (Todos irmãos). A cada novo dia, os cristãos reunidos foram chamados e chamadas a viverem o amor, o diálogo e a união com Deus através da comunhão e da unidade com os irmãos e irmãs.

Nos dias de novena, aconteceram momentos profundos de oração, reflexão, devoção e Adoração ao Santíssimo Sacramento com a orientação, presença e benção do Santíssimo ministrada pelo pároco, o padre Eutrópio Aécio de Carvalho Souza. Durante os festejos, a comunidade reunida, contou com a colaboração, animação e presidência das celebrações dos seminaristas: Danilo, Jarbas, João Marcos, Josenilton e Rodrigo (da Comunidade São Pio X – Etapa do Discipulado; Diocese de Caetité/Ba). E também dos padres: José Maria (Pároco da Paróquia Nossa Senhora, Mãe de Deus e dos homens – Palmas de Monte Ato e Vigário do Vicariato Rainha do Sertão), padre José Rocha (Formador na Comunidade de Formação São Pio X – Diocese de Caetité/Ba) e o João de Sá Teles (pároco da paróquia Santo Antônio – Guanambi).

A Área Pastoral São Francisco é composta por oito comunidades: São Francisco de Assis (bairro São Francisco), São Sebastião (bairro São Sebastião), São José Operário (bairro Vomitamel), Nossa Senhora das Graças (Sítio Vomitamel), Santa Luzia (bairro Novo Horizonte), Nossa Senhora de Lourdes (Residencial das Árvores), Santa Terezinha do Menino Jesus (bairro BNH) e Nossa Senhora de Fátima (dos bairros Industrial e Boa Vista). Que, juntas, buscam seguir o exemplo de Francisco de Assis.

Francisco nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone e Pia e pertencia a uma família nobre da Provença. Apesar disso, os negócios e dinheiro de seu pai não lhe despertaram interesse. Dedicou a sua vida com amor e compaixão a todas as criaturas. Tocado pelo pela graça divina, abraçou a pobreza para seguir mais profundamente o exemplo de Cristo. Respondendo assim ao seu chamado para “reconstruir a Igreja”.

O frade viveu para anunciar a todos o amor de Deus, principalmente para os mais necessitados. Nestes tempos de pandemia, o exemplo de Francisco inspira cada vez mais a olhar para o outro com um olhar fraterno de cuidado e proteção. Que seu exemplo de fé nos anime em nossa caminhada e nos ajude a sermos instrumentos do amor de Deus na vida dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pequeninos.

Diante do exemplo de fé e doação de São Francisco, e das reflexões feitas a partir da Encíclica escrita pelo Papa, os fiéis reunidos, suplicaram mais uma vez a Deus nosso Pai que nos ilumine e fortaleça. E, para que dos nossos lábios e dos nossos corações, brotem uma das preces mais belas do frade de Assis: “Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz… onde houver ódio, que eu leve o amor…”.