19 de setembro de 2023
DIOCESE

Convite Para Ereção Canônica Da Área Pastoral São Francisco De Assis

A área pastoral São Francisco de Assis está se aproximando da sua Ereção Canônica, onde se tornará oficialmente uma paróquia. O rito ocorrerá no dia 24 de setembro na igreja São Francisco de Assis do bairro São Francisco, tendo início às 17:00. Será a 40ª paróquia da Diocese de Caetité e a 4ª do município de Guanambi. O bispo diocesano, Dom Roberto Silva Carvalho, irá presidir a celebração e conceder a posse ao primeiro pároco, Padre Leandro Martins Silva, SM.

Foto: Silvio/ Pascom Guanambi

A igreja São Francisco de Assis, sede que dá nome à futura paróquia, foi inaugurada em 14 de julho de 1985. Durante sua caminhada, vários sacerdotes passaram pela igreja colaborando para a formação dos fiéis da comunidade. Em 2017 houve o desmembramento da paróquia Santo Antônio, que transcorreu com a elevação da primeira Área Pastoral na diocese de Caetité, a igreja São Francisco de Assis de Guanambi, no dia 30 de dezembro do mesmo ano. Foram atreladas à área pastoral 8 comunidades no total, tendo sido direcionada as funções de desenvolvimento pastoral e administrativo do então pároco da Paróquia São Geraldo Magella, Pe. Eutrópio Aécio. Com a chegada da congregação Marista em Guanambi e o término das obrigações do antigo pároco, a paróquia São Geraldo Magella foi destinada aos cuidados do Pe. Renivaldo, SM. Neste período de área pastoral conferiu à igreja São Francisco a responsabilidade do coordenador geral Pe. Leandro Martins, SM, será o primeiro pároco da futura paróquia São Francisco de Assis, o dever de cuidar das comunidades urbanas e zonal de Suruá, o encargo das demais comunidades um senso de unidade ímpar, essencial para o caminhar de uma paróquia.

A futura Paróquia São Francisco de Assis tem em seu território 8 comunidades urbanas, sendo elas: Com. São Francisco de Assis (São Francisco); Com. São José Operário (Vomitamel); Com. São Sebastião (São Sebastião); Com. NSrª das Graças (Sítio Vomitamel); Com. Santa Luzia (Novo Horizonte); Com. NSrª de Lourdes (Residencial das Árvores); Com. NSrª de Fátima (Industrial) e a Com. Santa Terezinha (BNH). Referente às 14 comunidades do Zonal, temos: Com. NSrª Aparecida (Água Branca); Com. Santo Antônio (Capim Raiz); Com. NSrª Aparecida (Itapicurú); Com. NSrª Aparecida (Lagoa da Onça); Com. Santa Luzia (Lagoa do Racho); Com. NSrª Aparecida (Lagoa do Sal); Com. São Sebastião (Morro da Inácia I); Com. São José (Morro da Inácia II); Com. NSrª Aparecida (Muquém); Com. Santa Luzia (Mulungú); Com. São João Batista (Pedra Grande); Com. São José (Suruá); Com. São Sebastião (Umburaninha) e a Com. São José (Veredinha); Com. NSrª Aparecida (Cangulo [Desativada]).

Card.: Luís Henrique / Pascom Guanambi