25 de fevereiro de 2021
GUANAMBI - SÃO GERALDO MAJELLA

Guanambi realiza 1º encontro da CF Ecumênica

Por Pascom São Geraldo Majella/Guanambi

Nesta quarta-feira (24), aconteceu o 1° Encontro da Campanha da Fraternidade Ecumênica realizado pela Paróquia São Geraldo Majella, em Guanambi, com o tema: “O diálogo com o irmão gera compromisso de amor”.

Foto: Pascom São Geraldo Majella, Guanambi

O Encontro aconteceu em forma de bate-papo por uma live no Facebook da paróquia e contou com a presença do Pároco, o padre Eutrópio Aécio de Carvalho Souza, Catiane Souza (Coordenadora da Pastoral Litúrgica Paroquial), Lizeni Pereira (membro da Pastoral Litúrgica Paroquial) e João Vítor dos Santos (cerimoniário e membro da Pastoral da Juventude), além da participação de inúmeros fiéis que colaboraram de maneira expressiva através de comentários na Live.

Utilizando o material preparado pela equipe de subsídios do Regional Nordeste 3 e à luz da Palavra de Deus, refletiram sobre a importância do diálogo comprometido com a vida e a dignidade dos nossos irmãos, sobretudo aqueles que pensam diferente.

Retomaram a passagem do Evangelho de Lc 24, 13-35 que fala sobre a caminhada de Jesus com os discípulos de Emaús, trazendo-a para a realidade cotidiana. Destacaram os sinais que o próprio Cristo nos deu através da escuta atenta que teve as angústias daqueles homens que, tristes, haviam perdido as esperanças e como os discípulos, ao abrirem-se para também escutar o que aquele homem, que, até então, era “estranho” aos olhos deles tinha a dizer, puderam experimentar a presença de Jesus que vive e caminha conosco.

Diante disso, pontuaram ainda a importância de olhar, escutar e respeitar o diferente, apontando assim para a necessidade de, através da experiência com Jesus, ter atitudes verdadeiramente cristãs, como o próprio Deus nos impele em seu Segundo Mandamento: “Amar ao próximo como a ti mesmo” (cf Mt 22, 39), que é também o objetivo primeiro da Campanha da Fraternidade deste ano: fazer-nos perceber o outro como nosso irmão, de sermos capazes de estabelecer um diálogo sensível e verdadeiro com quem pensa e vive diferente de nós. Como nos diz a música do padre Zezinho, a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, nos relembra que é preciso “Amar como Jesus amou”, sem interesses, acolhendo, ouvindo e respeitando a vida.

O encontro foi encerrado com a bonita oração da CFE 2021, suplicando ao Deus que dialoga com seus filhos, que possamos “criar pontes que unem, em vez de muros que separam”.