23 de abril de 2024
DIOCESE

Natural de Caculé (BA), padre é ordenado bispo em São Paulo

Por Pascom Diocesana, com informações de O São Paulo

Em solene celebração Eucarística, que lotou a Catedral de São Miguel Arcanjo, na Diocese de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, o Monsenhor Edilson de Souza Silva, 55, natural de Caculé (BA), foi ordenado Bispo na tarde do último domingo (21), pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

A celebração contou com a presença de vários bispos, entre eles Dom José Roberto Silva Carvalho, representando a Diocese de Caetité. Os padres Paulo Henrique Neves (Caculé), Ronielson Souza (Aracatu) e Izaías Afonso Silva (Ibiassucê) acompanharam Dom Carvalho na viagem e também participaram da cerimônia de ordenação.

Monsenhor Edilson foi nomeado Bispo titular de Badie e Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Francisco em 21 de fevereiro deste ano. Ele escolheu como lema episcopal a passagem bíblica do Evangelho de São Lucas (22, 27): “Como aquele que serve”.

História

Dom Edilson de Souza Silva nasceu em 11 de setembro de 1968, no município de Caculé (BA). Aos quatro anos, sua família mudou-se para o estado de São Paulo.

Em 1988, o jovem Edilson ingressou no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Esperança da Arquidiocese de São Paulo. Cursou a faculdade de Filosofia na Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), de 1988 a 1990. Entre 1991 e 1994, cursou Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Foi ordenado padre no dia 10 de dezembro de 1994, por dom Fernando Legal, na Basílica de Nossa Senhora da Penha.

Em 2003, padre Edilson foi para a Itália cursar o mestrado em Teologia na Universidade Gregoriana de Roma, morando no Colégio Pio Brasileiro, no período de 2003 a 2004. Ele concluiu a licença em Teologia Dogmática.