14 de maio de 2019
GUANAMBI - SÃO GERALDO MAJELLA

Vocações é tema de roda de conversa, em Guanambi

Por Fernanda Xará/PASCOM Guanambi

Foto: Pascom São Geraldo Majella/Guanambi

Na tarde do último sábado (12), na comunidade São José – bairro Vomitalmel, em Guanambi, aconteceu uma maravilhosa roda de conversa sobre as vocações.

O encontro foi promovido pela Pastoral da Juventude, dando aos jovens e em especial para os crismandos da Paróquia São Geraldo Majella, bem como todas as comunidades que compõem a Paróquia que tem como pároco o padre Eutróprio Aécio.

Este ano, a Igreja celebra o ano diocesano das vocações, e grande foi a oportunidade dada aos jovens nessa tarde de sábado, para conhecer a respeito de cada vocação, seja ela leiga, sacerdotal, missionária, conjugal e até mesmo da vida religiosa.

Incentivar o jovem à (re)descobrir o seu chamado, e conhecer como vive cada um dentro da sua vocação, foi o objetivo da roda de conversa, pois as vocações tem sido trabalhada pela Igreja, em nível nacional e diocesano como resposta às indicações do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, como tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

“Mostra-nos, Senhor, os teus caminhos” (cf. Sl25,4). Entende-se que o chamado é dom, ao mesmo tempo pessoal e eclesial; provém de Deus e requer a ajuda Dele para discerni-lo. De fato, só no âmbito da oração profunda, dos encontros de discernimento, da escuta e atenção aos “sinais dos tempos”, na Igreja e na sociedade, é que o chamado se esclarece.

A roda de conversa vocacional contou com a reflexão da vida religiosa do padre Bruno Porto e o Seminarista Danilo (Presbítero Diocesano); Frei Mariano (Frades Carmelitas Descalços); padre Lauro (Sociedade de Maria, Padres Maristas); Irmãs Aparecida (Congregação Servas de Maria Reparadoras) e Rita (Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz); Leigas Eneida e professora Marinalva, bem como com os Casais; Cícero e Neide e Jairo e Tati.

Ao final, os jovens, puderam tirar dúvidas sobre cada vocação ali disposta, bem como memorar de uma forma feliz a caminhada percorrida pelos padres, religiosas, leigos e casais, que ali estavam cheios de amor anunciando o evangelho com e respondendo mais uma vez o chamado do Cristo para a messe.