23 de dezembro de 2019
GUANAMBI - SÃO GERALDO MAJELLA

Dom Carvalho crisma mais de 200 jovens em Guanambi

Por Fernanda Xará/Pascom Guanambi (PSGM)

O mês de dezembro de 2019 foi marcado pelas celebrações do Sacramento do Crisma, na Paróquia São Geraldo Majella, em Guanambi. Assim, mais de 220 jovens receberam a confirmação do batismo e foram ungidos pelo Bispo Dom Carvalho, encerrando também nesta oportunidade o ano vocacional diocesano.

O Sacramento do Crisma é trazido pela fé católica como o sinal de renovação do batismo e assim como o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, assim, a imposição de mãos feita pelo Bispo, é gesto que se faz, pedindo também este dom sobre os jovens que por vontade própria, disseram o seu sim à fé, a esperança, e a igreja abrindo nesta oportunidade o coração para o acolhimento do Espírito Santo.

Os jovens fazem por dois anos a catequese crismal, momento este que estudam e vivenciam o Evangelho de Cristo, bem como recebem as orientações e os ensinamentos da igreja para ao final de dois anos serem consagrados e confirmados com o sacramento do crisma.
E foi assim, que no dia 01/12/2019 (domingo) no Distrito de Ceraíma, foi crismado 22 jovens; também no dia 18/12/19 (quarta-feira) foram crismados cerca de 68 jovens no distrito de Morrinhos e por fim, no dia 22/12/2019 (domingo), receberam a confirmação e unção do óleo de oliveira (crisma), 138 jovens da Paróquia São Geraldo Majjela e Área Pastoral São Francisco (cidade).

O Pe. Eutróprio Aécio, marcou os corações dos jovens entregando-os com uma carta, em que leu e ratificou o Evangelho anunciado no 4º domingo do advento, sobre o chamado de São José e de Maria para receber o Cristo como filho, vindo do Espírito Santo. E assim, o chamado aos jovens para missão se faz presente, quando lembrou da Jovem Maria, que recebeu em seus braços o Menino Jesus, somente colocando a sua vida à disposição do Senhor, e ali, sempre esteve em prontidão para a missão, ressoando sempre em seu coração o “eis-me aqui Senhor”.

Por fim, o óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15). Tal efusão imprime, na alma, um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina, une mais firmemente a Cristo e a Sua Igreja, revigora na alma os dons do Espírito Santo e dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

Tags: