CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Em Caraíbas, comunidade celebra festa de Santa Maria Clara Nanetti

08-07-2017 | Por Vivaildo Carvalho/Pascom Caraíbas

 

Em Caraíbas, comunidade celebra festa de Santa Maria Clara Nanetti

Entre os dias 3 e 6 de julho, a comunidade Papagaio da Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas, realizou o tríduo e festa em honra a sua padroeira Santa Maria Clara Nanetti. O tríduo contou com a participação de muitas comunidades da paróquia e de algumas comunidades da paróquia  vizinha de Anagé. Durante os dias de festa foram apresentados trechos da vida da Santa, que tem muita ligação com a realidade da comunidade. No dia dedicado à Santa, 6 de julho, o padre Paulo Ferreira celebrou  a missa festiva, além de  batizados e um casamento. Durante a missa, cinco jovens tiveram a graça de receber Jesus Eucarístico pela primeira vez.

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Caraíbas realiza retiro espiritual e formação para catequistas

03-07-2017 | Por Vivaildo Carvalho/Pascom Caraíbas

A comunidade Santa Luzia-Tábua dos Alves, sediou mais um encontro de formação para os catequistas da Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas, neste domingo (2). Os encontros acontecem, em média, a cada dois meses. O encontro foi assessorado pela Ir. Maria Lúcia, da Congregação das Ancilas do Menino Jesus.

Na parte da manhã, a religiosa fez um momento de espiritualidade, conduzindo os participantes a um pequeno retiro, para que refletissem sobre a importância da missão de cristão e de catequistas. Após o momento de oração pessoal, os catequistas fizeram um momento de partilha em pequenos grupos e depois em um grupo maior. Ao meio dia, a comunidade local ofereceu o almoço e, no período da tarde, a Ir. Lúcia falou sobre a importância dos catequistas trabalharem com o material orientado pela diocese, para que assim caminhem em unidade com a Igreja diocesana. Os catequistas partilharam das alegrias e das dificuldades encontradas na catequese, mas disseram que se sentem felizes por estarem contribuindo com o anúncio do Reino. o encontro foi avaliado de maneira positiva e já ficou definida uma nova data para o próximo encontro, que será no dia 27 do mês que vem, na comunidade Salinas.

A formação foi encerrada com a Santa Missa  pelo padre Paulo Ferreira, que também contou com a participação de toda a comunidade local.

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Paróquia de Caraíbas celebra Trezena de Santo Antônio

14-06-2017 | Por Vivaildo Barbosa/Pascom Caraíbas

Paróquia de Caraíbas celebra Trezena de Santo Antônio. Foto: Vivaildo Barbosa

Entre os dias 1º e 13 de junho, a Paróquia de Caraíbas celebrou a tradicional trezena de Santo Antônio, padroeiro da paróquia. Este Ano, a festa teve como tema geral  “Santo Antonio, Modelo Fiel da alegria do Evangelho”. Cada noite da Trezena foi dedicada a um movimento ou pastoral existente na paroquia. 

O padre Paulo Ferreira presidiu a missa de abertura dos festejos e nas demais noites as comunidades da paróquia se organizaram para as celebrações. No segundo dia contamos com a presença das irmãs Geralda e Bernardete, da Congregação Filhas do Divino Zelo, da Paróquia de Maetinga. Em cada noite abordamos temáticas pertinentes e, além de envolver as comunidades, as pastorais e movimentos também foram envolvidos.

E no dia 13 a procissão e missa solene foram realizados às 9 da manhã. Na missa de encerramento uma grande quantidade de pessoas participaram da procissão e missa solene. Uma nova experiência nos festejos deste ano foi a coleta de alimentos, para montar cestas básicas para famílias carentes da paróquia. Ao final da celebração, padre Paulo abençoou os tradicionais pães de Santo Antônio, que depois foram distribuídos para os paroquianos.

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Paróquias da diocese celebram o padroeiro Santo Antônio

01-06-2017 | Da Redação

Começa, nesta quinta-feira (1), o trezenário em louvor a Santo Antônio em algumas paróquias da Diocese de Caetité.  Em Guanambi já teve Missa hoje pela manhã e, à noite, acontece a abertura oficial da festa do padroeiro da cidade, com o tema “Papa Francisco e a Evangelii Gaudium: Uma Exortação à Alegria do Evangelho”.  Durante os treze dias de festa, a imagem de Santo Antônio vai visitar, pela manhã, as comunidades da paróquia. No encerramento dos festejos, haverá show com o padre João Carlos, da Congregação Salesiana.

Em Urandi, a festa começou nas primeiras horas da manhã de hoje com levantamento do Mastro, carreata e café partilhado.  “Santo Antônio, modelo de alegria do Evangelho” é o tema central dos festejos. “Este tema é o centro da exortação do Papa Francisco, Evangelii Gaudium. Queremos, assim, incentivar nossos paroquianos a experimentarem a leitura desse documento para que juntos possamos nos alegrar em meio às dificuldades que vamos passando no cenário brasileiro”, diz o padre Alessandro Alves, pároco de Urandi.

Na Paróquia de Caraíbas, a festa de Santo Antônio acontece há mais de 30 anos. “Começou antes mesmo de ser paróquia, quando ainda pertencíamos à Paroquia de Tremedal”, diz Vivaildo Barbosa, da Pascom paroquial. Com o tema “Santo Antônio, modelo fiel da alegria do Evangelho”, cada noite do trezenário será dedicada a uma pastoral ou movimento da paróquia, mas também aos trabalhadores e a CF 2017. A primeira noite, por exemplo, será dedicada à catequese. As comunidades da paróquia também serão homenageadas.

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Padre Paulo Ferreira é apresentado como administrador paroquial de Caraíbas

15-05-2017 | Por Vivaildo Barbosa/Pascom Caraíbas

Na tarde deste domingo (14), no espaço de eventos de Caraíbas, o bispo diocesano Dom Carvalho presidiu a celebração Eucarística de acolhida ao padre Paulo Ferreira da Silva, que agora é o novo administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, em Caraíbas. Há muito tempo sem a provisão de um pároco, a Paroquia de Caraíbas se alegra com a chegada de seu novo pastor.

Quase todas as 27 comunidades rurais estiveram presentes na celebração. Em diversos momentos, os fiéis demonstraram, com palmas, a alegria da chegada do novo padre. Na homilia, o bispo deixou uma mensagem de alegria e de gratidão e, ao mesmo tempo, uma mensagem de incentivo à paroquia e ao padre Paulo. Pediu aos paroquianos que ajudassem o padre em seu pastoreio, e ao padre que, na medida do possível, visitasse as comunidades e doentes, apoiasse os movimentos e as pastorais.

Nas faixas com mensagens de acolhida, a paróquia acolheu ao padre Paulo e a Dom Carvalho, que pela primeira vez esteve em Caraíbas. O padre Paulo também expressou a sua alegria e gratidão pela nova missão e disse que, a partir de agora, a nossa casa também é casa dele e que a paróquia de Caraíbas é também é paróquia dele. Pediu aos paroquianos que rezassem por ele, para que faça um bom trabalho.

De Urandi, última paróquia de padre Paulo, veio um casal, que agradeceu ao padre pelo tempo que serviu à paroquia e pediu aos paroquianos que cuidem bem do novo pastor. Ao final, o bispo fez a leitura da ata de posse, que foi assinada por ele, pelo padre e por membros da paróquia.

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” é tema do Evangelizart, em Caraíbas

15-05-2017 | Por Vivaildo Barbosa/Pascom Caraíbas

“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” foi o tema do encontro.

Entre os dias 13 e 14 de Maio, a Paróquia Santo Antônio de Lisboa, em Caraíbas, realizou a terceira edição do Evangelizart, com o tema “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. O encontro foi organizado pelo Ministério Jovem paroquial, que é ligado à Renovação Carismática Católica (RCC).

O evento teve inicio, no sábado pela manhã, com a Santa Missa presidida pelo Padre Paulo Ferreira. Após a celebração, os participantes viveram momentos de pregação, oração e louvor. O coordenador diocesano da RCC, Ricardo Santos, e Monalisa Cruz, da RCC de Malhada de Pedras, conduziram o encontro, que também teve, na programação, show e muita animação.

A terceira edição do Evangelizart terminou por volta do meio dia de domingo.

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Alegria e emoção na visita da imagem peregrina à Paróquia de Caraíbas

08-05-2017 | Da Redação, com informações de Vivaildo Barbosa/Pascom Caraíbas

Alegria e emoção na visita da imagem peregrina à caraíbas

A paróquia Santo Antônio de Caraíbas recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na manhã do dia 30 de abril. Para a acolhida da Santa, os paroquianos se concentraram em frente à capela Rainha da Paz, na chegada à cidade. Depois da acolhida à imagem, os fiéis seguiram em caminhada até a igreja Matriz, para a celebração da Santa Missa. No percurso, uma parada em frente ao Centro de Saúde Santo Antônio, para pedir a intercessão da Mãe Aparecida pelos doentes e pelos profissionais de saúde do município.

Após a Missa presidida pelo padre Nilson, RCJ, a imagem permaneceu na igreja para visitação. Uma programação especial foi preparada pela paróquia para os dias em que a imagem permaneceu na cidade. Nos encontros com a Mãe Aparecida, devotos deram testemunhos de graças alcançadas pela intercessão da Padroeira do Brasil.

A visita às comunidades rurais foi organizada por zonal. Nas comunidades ficou marcada a emoção das pessoas ao receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.  Nas orações, pedidos pela proteção da Santa para as famílias e pela atual situação política do País. Nos cartazes teve até quem pediu para que a Mãe de Jesus intercedesse pela não aprovação das reformas propostas pelo Governo Federal. Em algumas comunidades, os idosos, impossibilitados de participar das celebrações, também tiveram um momento com a Santa.

A visita da imagem peregrina em Caraíbas terminou no neste domingo (7). De lá, a Santa seguiu para a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Aracatu.

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Em Caraíbas, catequistas participam de encontro de formação

01-05-2017 | Por Vivaildo Barbosa/Pascom Caraíbas

Catequistas da Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas, participaram na última sexta-feira (28 de maio), de um encontro de formação na comunidade São Sebastião (Jiboia), a mais nova comunidade da paróquia. O encontro foi preparado pela coordenação paroquial de catequese e teve como tema “Pedras vivas de um templo espiritual”, baseado no texto bíblico da Primeira Carta de São Pedro (1, 1-9).

Durante o encontro, além de momento de oração e partilha da Palavra, foram partilhadas as alegrias e as dificuldades encontradas na catequese das comunidades. Também foi falado sobre o ministério do catequista, da importância da formação para eles e do testemunho de vida e oração que devem ser para os catequizandos e para a sociedade. Cada catequista é chamado a ser essa pedra viva, que ajuda a edificar a igreja de Cristo.

No encontro, a coordenação da catequese também orientou os participantes sobre a importância de se preparar bem os encontros, o espaço da catequese, ter sempre uma dinâmica para ajudar a turma a crescer.

Ao final, após a oração, um café partilhado foi recheado de muita alegria, partilha de experiências e testemunhos. Os próximos encontros serão realizados em comunidades diferentes, para que os catequistas conheçam outras realidades.

BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Espiritualidade e fé marcam a Semana Santa na Diocese de Caetité

17-04-2017 | Da Redação

Considerada a semana Maior pela Igreja Católica, a Semana Santa foi um momento de muita espiritualidade nas paróquias da Diocese de Caetité. Unidos pela mesma fé, a comunidade diocesana celebrou a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que teve início com o Domingo de Ramos e a recordação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado como o Messias, o Filho de Deus.

Na Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas, a Segunda-feira Santa foi de visitas a doentes e idosos, um gesto muito praticado por Jesus. Em Igaporã, Paróquia Nossa Senhora do Livramento, a comunidade celebrou a Missa do Depósito do Senhor dos Passos e, ao final da celebração, a imagem foi levada em procissão até o Hospital Municipal, onde permaneceu até a Quarta-feira Santa. Leia mais »

BOTUPORÃ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Diocese de Caetité celebra o Domingo de Ramos

10-04-2017 | Da Redação

Um grande movimento de fé marcou o fim da quaresma e início da semana santa na Diocese de Caetité. Neste domingo, 09, todas as paróquias celebraram o Domingo de Ramos, momento da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

O bispo diocesano, Dom Carvalho, celebrou logo pela manhã a solenidade na Catedral de Senhora Santa’Ana, em Caetité. “Nós buscamos uma vida santa. O que hoje nós cantamos e celebramos é o que nós queremos para a aplicar na nossa vida[…] Irmão e irmãs, acolhamos Jesus, deixemos que ele seja luz da nossa vida e do nosso interior; não permitamos o tremor interior, o medo, a insegurança, porque Jesus é o senhor da nossa vida”, disse Dom Carvalho durante a homília.

Em Urandi, Paróquia Santo Antônio, logo pela manhã a frente da Igreja Matriz já estava preparada para a celebração campal de Ramos. Também Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas a Igreja Matriz ficou cheia com os fiéis que logo cedo foram participar da celebração presidida pelo padre Marcos RCJ.

Muitas paróquias celebraram à noite a solenidade de Ramos. Com as crianças à frente, em Botuporã, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o grito de “Jesus é o rei” ecoou pela igreja. Com os ramos nas mãos todos cantavam.

Milhares de pessoas estiveram presentes na praça da Igreja Matriz de Guanambi, Paróquia Santo Antônio. Em Igaporã, Paróquia Nossa Senhora do Livramento, a celebração também foi realizada à noite. Uma procissão encenando a entrada de Jesus em Jerusalém marcou o domingo de ramos em Piripá, Paróquia São João Batista.

Página 1 de 3123
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com