14 de junho de 2019
CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Caraíbas mantém tradição de distribuição dos “pães de Santo Antônio” em festa do padroeiro

Por Vivaildo Carvalho/Pascom Caraíbas

Foto: Mateus Sousa/Pascom Caraíbas

A bênção e distribuição dos famosos “pães de Santo Antônio” é tradição, em Caraíbas, durante os festejos do santo casamenteiro, padroeiro da cidade. Este ano, a festa teve como tema “Santo Antonio, modelo fiel de Vocacionado e de Santidade” e lema “Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos” ( Sl 25,4). A Missa Solene foi celebrada, nesta quinta-feira (13), na praça da Matriz.

Durante os 12  dias em preparação para festa, as pastorais, movimentos e comunidades, que são divididas em setores, celebraram e refletiram temas sobre o Ano Vocacional Diocesano, a iniciação à vida cristã e a santidade nos dias atuais.

A missa de abertura e encerramento foi presidida pelo padre Paulo Ferreira, administrador paroquial. Em algumas noites da trezena e também no encerramento da festa foram feitas a partilha de alimentos como canjica, arroz doce e caldo de frango.

A Missa Solene foi celebrada às 17h, ao lado da igreja Matriz devido ao grande número de fiéis. Das 30 comunidades que compõem a paroquia, 28 estavam presentes. Após o momento de comunhão, foi realizada a procissão, bênção e distribuição “dos  pães de Santo Antonio” e apresentação de três novas crianças à comunidade. Depois da celebração, houve a distribuição dos alimentos partilhados e uma apresentação que animou o fim dos festejos do insigne padroeiro, Santo Antônio.