2 de julho de 2021
ARACATU – SÃO PEDRO

Aracatu celebra São Pedro Apóstolo, padroeiro da cidade

Por Pascom Aracatu

Com o tema “Inspirados em São Pedro, queremos ser uma Igreja discípula missionária em saída”, a Paróquia São Pedro Apóstolo de Aracatu celebrou os festejos do padroeiro nesse mês de junho. A programação começou no dia 15, com o chamado envio das comunidades e, entre os dias 18 e 28, os devotos participaram do novenário realizado na Igreja Mariz e também nas Comunidades de Base.

Foto: Pascom Aracatu

O dia Solene como tradição aconteceu no dia 29 de junho, iniciando às 5h com uma alvorada. Ás 10h e às 16h foram realizadas missas, presididas pelo Bispo Dom Carvalho e concelebrada pelo padre Paulo Ferreira. Este ano, a comissão de festa, para atender um maior número de fies, realizou duas celebrações.

Em suas reflexões, o Bispo começou perguntando quantos dos fiéis presentes já haviam vacinado e grande parte da assembleia respondeu sinalizando já ter recebido uma dose da vacina em ambas as missas. O Bispo manifestou sua alegria de estar celebrando o padroeiro não apenas da paróquia, mas também do município. “Fica muita gente pensando que é o padroeiro da paróquia, é, mas é também do município todo. Este município fica sobre a proteção de São Pedro Apóstolo”.

Em seguida, ressaltou a importância de São Pedro, dizendo que “ele foi o primeiro dos apóstolos a ser chamado por nosso Senhor Jesus Cristo”, reconhecendo que a importância está em ser aquele que tem mais responsabilidade que os outros. Pedro também foi o primeiro Papa. “Na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, ele foi o primeiro Papa, ou seja, aquele que deveria confirmar na fé os irmãos, que deveria conduzir o rebanho do Senhor”.

As 12h, foi realizada a oração do Ângelus e, após a Missa da tarde, aconteceu uma carreata com a imagem de São Pedro pelas ruas da cidade, em seguida a benção dos carros e motoristas que acompanharam o trajeto e para quem estava em casa através da transmissão pelas redes sociais da paróquia, encerrando os festejos 2021.

Todas as atividades respeitaram as normas e orientações sanitárias do estado, do município e da Diocese.