Dom José Roberto Silva Carvalho

⋘ ✯ 01-04-1960 ⋙ ⋘ ✟
Ordenação Presbiteral: 09-06-1995
Ordenação Episcopal: 29-01-2017

Dom José Roberto Silva Carvalho assumiu a Diocese de Caetité em 29 de janeiro de 2017, a sua nomeação havia acontecido em 26 de outubro de 2016. Dom Carvalho nasceu em Fortaleza no dia 01 de abril de 1960, filho do militar Joaquim Torres de Carvalho e de Maria Odélia Silva Carvalho.

O pai de Dom Carvalho estava trabalhando quando recebeu um telegrama informando-o de seu nascimento a 1º de abril. Não acreditou na notícia pensando tratar-se de uma brincadeira: em razão disto o registrou como tendo nascido no dia anterior. Sua família era bastante religiosa, havendo entre seus membros mais de trinta padres e dois bispos.

Teve seu batismo a 17 de abril do ano de seu nascimento, na igreja matriz de São Geraldo, na cidade natal e fez sua primeira comunhão a 13 de dezembro de 1970, na matriz de Nossa Senhora das Dores, também na capital cearense onde, sete anos depois, foi crismado. Após sua primeira eucaristia fez parte de grupo de coroinhas e mais tarde de grupo de jovens, quando então ingressou na vida religiosa como franciscano, a 2 de fevereiro de 1979, quando tinha dezenove anos de idade, assim permanecendo até 1984.

Concluiu sua formação no Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias, de Vitória da Conquista e de teologia no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, vindo finalmente a se ordenar em 9 de julho de 1995, em Barra do Choça – BA.

A partir de então Carvalho foi reitor entre 1995 e 2000 do Seminário Nossa Senhora das Vitórias e ocupou diversas paróquias, como Iguaí e Poções onde, já monsenhor, recebeu a nomeação do Papa Francisco para o cargo de bispo da diocese sediada na cidade baiana de Caetité.

Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica (desde 1995); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores (desde 2011). D. José Roberto também estudou em Roma num curso para formadores de seminário, e em 15 de setembro de 2011 foi feito Capelão de Sua Santidade, recebendo o título de Monsenhor.

A diocese encontrava-se sob a direção do padre Gilvan Pereira Rodrigues desde agosto de 2015, com a transferência, em maio de 2015, do bispo D. Ricardo para Janaúba.

A cerimônia de sagração episcopal de Dom Carvalho, realizada em 29 de janeiro de 2017, teve por bispo ordenante o arcebispo de Vitória da Conquista, D. Luís Gonzaga Silva Pepeu; foram bispos coordenantes D. Geraldo Lyrio Rocha (arcebispo de Mariana) e D. João Santos Cardoso (bispo de Bom Jesus da Lapa.

A 11 de novembro de 2017 D. Carvalho tornou-se membro efetivo da Academia Caetiteense, em diplomação ocorrida na Catedral de Santana, ocupando a vaga que fora do também bispo, D. Antônio Alberto Guimarães Rezende, falecido em 2015; na ocasião registrou-se a importância da entidade para a cultura local, e o prelado ressaltou que essa honraria era extensiva a toda a Diocese, que representa.

Nos três primeiros anos a frente da Diocese de Caetité, criou cinco paróquia: Nossa Senhora Aparecida e São Cristovão, em Brumado; Nossa Senhora do Carmo, em Ibitira, distrito de Rio do Antônio; Nossa Senhora Aparecida,  em Caetité; São Geraldo Majella, em Guanambi; e Santa Virgem das Vitórias, em Lagoa Real. Neste mesmo período já ordenou três padres: Pe. Bruno Araújo Porto, Pe. Ícaro Vinícius Gonçalves Silva e Pe. Danilo Lima dos Santos .

BRASÃO EPISCOPAL

1. Campo Azul: Símbolo do céu, nossa futura Pátria. “Vinde benditos de meu Pai e tomai posse do Reino para vós preparado desde a fundação do mundo. (Mt 25,34)

2. A concha com a Pérola: representa Sant’Ana (concha) que carrega em seu ventre Maria (pérola). Senhora Santana é padroeira Diocesana de Caetité, Diocese em que D. Carvalho exercerá seu ministério episcopal.

3. Campos de prata e ouro: as cores do Vaticano, pois Dom Carvalho, recebeu em 01.11.2011, o título de Monsenhor “Capelão de Sua Santidade”. Por solicitação de D. Luis Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista.

4. Lírio: representa São José, padroeiro do estado do Ceará, do qual D. Carvalho é filho, natural da Capital do estado, Fortaleza, sendo também devoção particular, por ter recebido no batismo o prenome de José.

5. Carnaúba: vegetação nativa do nordeste do Brasil, símbolo do estado do Ceará, conhecida como árvore da vida, por oferecer uma infinidade de usos ao homem; fonte de riqueza econômica para o estado.

6. Pálio vermelho, com sete chamas: é uma referência à Paróquia do Divino Espírito Santo, Paróquia em que D. Carvalho era Pároco, quando foi nomeado Bispo para Caetité. Também, no dia de sua Posse de Pároco 01.11.2011, recebeu o título de Monsenhor Capelão de Sua Santidade.

7. Flor de Lis: simboliza nossa Senhora, tendo como devoção particular nossa Senhora do Carmo.

8. O listel traz o lema episcopal de D. Carvalho: “Servite Domino in Laetitia” (Servi ao Senhor com alegria. Sl 99)

9. O chapéu verde com os cordões e cruz processional: são símbolos da heráldica eclesiástica que por regra, devem estar presentes no brasão episcopal.