27 de agosto de 2018
DIOCESE

Romeiros visitam futuro Santuário da Mãe de Deus e dos Homens, em Palmas de Monte Alto, na segunda Romaria Diocesana

Por Gilmar Santana e Willian Silva/ PASCOM PMA

Foto: Pe. Eutrópio Aécio

Em comemoração ao Ano Nacional do Laicato, a Diocese de Caetité promoveu, neste domingo (26), a segunda Romaria Diocesana ao futuro Santuário de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens Rainha do Sertão, na cidade de Palmas de Monte Alto. A igreja construída em 1742 recebeu quase dois mil romeiros e romeiras de toda a diocese durante a Romaria, que teve como tema “Cristãos Leigos e Leigas, Sal e Luz na Igreja e na Sociedade” e como lema “Com Nossa Senhora, somos Homens e Mulheres
da Igreja no coração do Mundo e do Mundo no coração da Igreja”.

A romaria começou às 8h da manhã com uma acolhida aos romeiros na explanada do Santuário, onde eles também partilharam um café. Na abertura, teve apresentação dos Vicariatos que compõem a diocese e um momento orante conduzido pelo Setor Juventude Diocesano. Em caminhada, os
romeiros passaram pela Rua Francisco Pereira de Barros e seguiram até o Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura, na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, onde foram divididos em quatro grupos.

Em grupos, os romeiros se reuniram na quadra poliesportiva do já citado Colégio, no Clube de Mães, na Escola Municipal Marcelino Neves e no Centro Pastoral Paroquial, para refletir sobre os temas: Fé e Política: Homens e Mulheres da Igreja no Coração do Mundo; Comunidade e Superação da Violência; Por uma Convenção Ecológica; e Desafios e perspectivas para a Construção de uma Sociedade do Bem Viver. Após as rodas de conversa, teve almoço partilhado.

Foto: PASCOM Ibiassucê

No início da tarde, mais uma caminhada percorreu várias ruas da cidade até a igreja do Divino Espírito Santo, onde foi celebrada a Santa Missa de envio e encerramento da Romaria. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada por vários padres da diocese.

Na homilia, dom Carvalho falou da sua alegria em participar da segunda Romaria Diocesana na paróquia de Palmas de Monte Alto e fez uma comparação da realidade relatada na primeira leitura do dia e do momento que a diocese vivenciou neste domingo. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Ele também parabenizou os catequistas pelo dia dedicado a eles.

Idealizador do projeto de transformação da igreja em Santuário, o padre Patrick O’Neil, da Congregação Marista, falou à Pascom PMA sobre como começou esse processo. “Quando aqui cheguei em 2012, sentia o desejo de valorizar mais este espaço religioso tão rico e belo com uma história brilhante, visto que esta igreja faz parte dos grandes patrimônios históricos do município. Um dia, rezando aos pés da padroeira, senti a vontade de Maria em ser Chamada Rainha do Sertão. Aí comecei a conscientizar e incentivar os paroquianos. Veio a construção da Via Sacra e agora em andamento o processo de reconhecimento desta igreja como santuário. Hoje sinto muito feliz por isso”, contou o padre.