10 de setembro de 2017
MATINA – N. SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Matina encerra festa em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da cidade

Por PASCOM MATINA

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a padroeira da Paróquia de Matina. Foto: Pascom Matina

A comunidade católica matinense realizou, nesta sexta-feira, 8, a grande festa de encerramento do novenário em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Desde o dia 30 de setembro, a comunidade vivenciou momentos inesquecíveis de fé e devoção à Padroeira do município.

A abertura do novenário, contou com a presença do padre Antônio dos Santos Meira (Piripá), querido pelo importante trabalho que realizou em nossa paróquia. Com o tema da noite “Somos Igreja em Saída” (EG, nº 10-24; 119-121), padre Antônio nos lembrou da importância da dimensão missionária da fé Cristã.

No segundo dia, tivemos a ilustre presença do Padre Isaías Afonso (Riacho de Santana), que fez a reflexão do tema “Somos Paróquia, Comunidade de Comunidades” (EG nº 28-29). No terceiro dia de novena, recebemos o querido Dom Armando Bucciol, bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, que nos falou do tema “Somos Igreja, Casa aberta do pai” (EG nº 46-49). No quarto dia de novena, tivemos a honra de nos reencontrar com o padre Alessandro dos Santos Alves (Urandi), que esteve conosco por um curto período de tempo, mas foi o suficiente para conquistar nossos corações. Pe. Alessandro falou sobre o tema “Somos Igreja que vence o desânimo e o Pessimismo” (EG nº 81-92). No quinto dia de novena, refletimos com o nosso querido padre Sátiro Fernandes sobre o tema “Somos Igreja que vence o mundianismo espiritual (EG nº 93-97).

Os festejos em Matina terminaram com uma grande procissão pelas ruas da cidade. Foto: Pascom Matina

No sexto dia, recebemos com muita alegria o padre Paulo Henrique Neves (Igaporã), com o tema “Somos Igreja que vence as guerras entre nós” (EG nº 98-101). No sétimo dia, também com o padre Sátiro, tivemos o tema ”Igreja que une fé e compromisso social” (EG nº 176-239). No oitavo dia de Novena, recebemos o Mons. Alex Adriano (Guanambi), que nos falou sobre o tema “Somos Igreja, Evangelizadores com Espírito”(EG nº 259-283). No último dia de novena, refletimos, com o padre João Silva de Sá Teles (Caetité), o tema “Somos Igreja e temos Maria como Dom de Jesus a seu Povo” (EG nº 284-288).

Demonstrando a disposição do nosso povo em homenagear Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tivemos uma participação expressiva da comunidade da sede e zona rural, além de visitantes em todos os dias da novena. Foram convidados os setores públicos e escolas municipais e estadual que prestaram lindas homenagens a nossa Padroeira.

O novenário a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos proporcionou momentos de fé, comunhão, devoção e reencontro com sacerdotes que fizeram parte da nossa história, da construção da nossa paróquia como Dom Armando Bucciol, padres Antônio, Paulo Henrique e Alessandro.

Na grande festa de encerramento, o padre Sátiro recordou a importância de refletirmos os temas da Evangelii Gaudium, para construirmos uma Igreja acolhedora, alegre, dinâmica, missionária, de braços abertos como Cristo, como bem lembrou Dom Armando Bucciol, capaz de promover a comunhão, a fraternidade, buscando em Maria o nosso exemplo, a nossa força, o nosso socorro contínuo, o nosso Perpétuo Socorro. A festa foi encerrada com uma bela procissão pelas ruas da cidade.⁠⁠⁠⁠

Confira a galeria de fotos.