24 de julho de 2017

Malhada de Pedras divulga programação da Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus

Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

Divulgação

A comunidade católica de Malhada de Pedras começa, nesta sexta-feira (28), o novenário em louvor ao Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade. A festa se estende até o dia 6 de agosto, quando é celebrada, pela Igreja, a solenidade da Transfiguração do Senhor. Como nos anos anteriores, uma alvorada marcada para as 5h da manhã, com participação da fanfarra municipal e seguida de café partilhado, são as primeiras atividades da programação dos festejos. À noite, acontece a primeira celebração da novena, presidida pelo padre Eutrópio Aécio Carvalho, da Paróquia de Guanambi.

A programação conta, ainda, com adoração e bênção do Santíssimo todas as manhãs, bênção de carros e motos, shows religioso e de prêmios, além de quermesse com barraquinhas de comidas típicas, após as celebrações. Todos os dias, haverá gesto concreto com doação de alimentos para famílias carentes do município.

“A família plenamente viva: o amor é nossa missão” é o tema central da festa deste ano. Segundo o administrador paroquial, padre Edson Rocha, o tema tem como base a Exortação Amoris Laetitia (O Amor na Família), do Papa Francisco, que reúne reflexões do Sínodo da Família, com indicações pastorais e atenção às famílias feridas. “Queremos convidar a Comunidade Paroquial a compreender, acompanhar, integrar e ter os braços abertos para as famílias que sofrem, pois nós cristãos católicos cremos que é na família que a vida humana surge como de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. Nós cremos que é missão sagrada da família, guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida”, diz o padre. “Queremos levar a Comunidade também a compreender que, desde que existe a humanidade, existe a família, e ninguém jamais poderá destruí-la, porque foi instituída por Deus”, completa.

E no dia da grande festa, 6 de agosto, a paróquia vai receber a visita oficial do bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, que vai presidir a Missa Solene, na praça da Igreja Matriz. Antes da celebração, acontece a tradicional procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus pelas ruas da cidade. Nesse dia, as atividades começam às 16h.