2 de agosto de 2018
DIOCESE

Paróquias da diocese se unem em oração pela vida e contra o aborto

Por PASCOM Diocesana

Às 15h desta quinta-feira (2), em várias cidade da Diocese de Caetité, os sinos das igrejas repicaram em favor da vida e contra o aborto. A campanha realizada por arquidioceses e dioceses de várias partes do Brasil quer demonstrar o posicionamento da Igreja contra a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442/2017 (ADPF- 442), que propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

Criança em oração na Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas. Foto: Vivaildo Carvalho/PASCOM

Na diocese, os sinos ressoaram por vida nas paróquias de Guanambi, Caetité, Igaporã, Palmas de Monte Alto, Caraíbas e Brumado. A campanha pede também que fiéis se unam em oração pela vida e contra o aborto.  Em Caraíbas teve orações na igreja Matriz e em capelas das comunidades rurais. Em Palmas de Monte Alto, o momento de adoração ao Santíssimo de hoje à noite será nessa intenção.

Em nota divulgada esta semana, o bispo de Camaçari (BA) e presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, dom João Carlos Petrini, reiterou a posição da Igreja no Brasil sobre o aborto. “O respeito à vida e à dignidade das mulheres deve ser promovido, para superar a violência e a discriminação por elas sofridas”. Dom João lembrou que “urge combater as causas do aborto, através da implementação e do aprimoramento de políticas públicas que atendam eficazmente as mulheres, nos campos da saúde, segurança, educação sexual, entre outros, especialmente nas localidades mais pobres do Brasil”.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB também já reafirmou em nota a posição firme e clara da Igreja “em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural”, condenando, “assim, todas e quaisquer iniciativas que pretendam legalizar o aborto no Brasil”.

O pedido de descriminalização do aborto foi apresentado pelo PSOL ao Supremo Tribunal Federal (STF). A audiência pública que vai debater a ADPF 442 está marcada para os dias 3 e 6 de agosto no STF. A CNBB apresentará sua posição, nesta audiência, no dia 6 de agosto, às 9h10, representada pelo bispo de Rio Grande (RS), dom Ricardo Hoerpers, que é mestre e doutor em Bioética e Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma, e pelo padre José Eduardo de Oliveira e Silva, da Diocese de Osasco (SP).

Crédito do vídeo: Neto Fagundes/PASCOM Igaporã

Tags: