26 de abril de 2019
DIOCESE

Oração do Ano Vocacional Diocesano; reze pelas vocações

Por Pe. Eutrópio Aécio de Carvalho

Arte: Tiago Alencar de Aquino Alves – Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Igaporã

Pai amado,/ doador de todos os dons, carismas e ministérios/ que nos enviaste Teu Filho e nosso Salvador,/ por quem recebemos a graça e o apostolado / para que, na força do Espírito, como Igreja, possamos realizar tudo na caridade e assim o mundo creia.

Queremos, neste Ano Vocacional Diocesano,/ ter a mesma confiança e coragem de Pedro/ que, em atenção à palavra do Teu Filho Jesus, disse: “Lançarei a rede”./ Somos vocacionados e vocacionadas, chamados e enviados/ para testemunhar a beleza e a verdade do Evangelho. / “A verdade vos libertará”: Jesus nos ensinou./ Verdade que testemunhamos num mundo marcado pela mentira, pelo ódio, pela falta de fé e de solidariedade.

Dai-nos, Senhor, a capacidade de escutar a Tua Palavra,/ perceber e discernir os “sinais dos tempos”/ e sentir com a Igreja “as alegrias e as esperanças,/ as tristezas e as angústias dos homens de hoje,/ sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem”. / São teus meios de nos chamar e nos enviar em nossos dias.

Nossos tempos desafiadores não nos amedrontam,/ pois confiamos que o Senhor sempre prepara um caminho seguro para a Igreja. /Nós confiamos e continuaremos a nossa estrada na companhia da Bem-aventurada Virgem Maria, modelo dos vocacionados,/ que nos aponta o caminho: “Fazei o que Jesus mandar”.

Como Igreja Diocesana, aqui nas terras sagradas do sertão,/ seremos uma Igreja em saída, em diálogo, servidora e misericordiosa. /Como o salmista que diz cantarei a misericórdia do Senhor”, / fazei com que nossas obras revelem Teu rosto luminoso / e assim despertem muitos jovens para colocarem suas vidas a serviço do Reino em favor do próximo.

Pedimos também que não nos falte a alegria, sinal do Reino./ “Servi ao Senhor com alegria” seja um programa missionário para a nossa vivência eclesial./ Que assim, Senhor, com a “alegria do Espírito”,/ sejamos sempre mais discípulos e servidores na Igreja e no mundo.

“Mostra-nos, Senhor, os teus caminhos!” (cf. Sl 25,4)

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

********

Pe. Eutrópio Aécio de Carvalho Souza (Pároco da Paróquia São Geraldo Majella – Guanambi-BA).

A oração foi composta tendo em conta os 9 lemas dos bispos da Diocese de Caetité (estão em negrito e itálico!) e também o lema do 4º Congresso Vocacional do Brasil que assumimos como lema do nosso Ano Vocacional Diocesano.