8 de agosto de 2016
MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Malhada de Pedras celebra festa do Padroeiro, Bom Jesus

Por Anderson Ferreira/PASCOM Malhada de Pedras

A celebração aconteceu no último sábado, 06.

A comunidade católica de Malhada de Pedras encerrou, neste sábado (6), a festa em louvor ao Bom Jesus, que começou no dia 28 de julho. Antes do amanhecer, uma alvorada com queima de fogos iniciava as homenagens ao padroeiro da cidade, devoção que teve origem ainda na década de 1950. Mais tarde,a Missa Solene, realizada na praça da matriz, contou com a presença de centenas de católicos de todo o município e de outras cidades da região. A celebração foi presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada pelos padres José Rocha (pároco), Reinaldo de Oliveira (Guajeru) e Vicente (Itália).

Na homilia, em referência à festividade da Transfiguração do Senhor, celebrada também no último sábado pela Igreja Católica, o administrador diocesano pediu à comunidade para que, diante do contexto atual (diocese vacante, eleições municipais e crise econômica e em outras esferas sociais), “confirmemo-nos na fé e tenhamos os olhos fixos em Jesus; não nos dispersemos neste momento e nem fiquemos inimigos em nome da democracia; é em Jesus que nós depositamos nossa confiança e é por causa d’Ele que vamos fazer tudo isso, passando por esse momento em que vivemos, sem perder de vista aquilo que nos é importante”, destacou.

A tradicional procissão com a imagem do Bom Jesus, após a celebração, percorreu algumas ruas da cidade. Uma multidão de fieis, movidos pela fé e pela devoção, louvavam ao Santo padroeiro, através de cantos e orações.

Ao final da celebração, o padre José Rocha agradeceu a todos que contribuíram para a realização da festa. “Percebemos um trabalho bem organizado e muito bem planejado, e quando se trabalha assim temos uma participação criativa e de massa como percebemos na novena e na festa”, disse o pároco. “Como destaque tivemos, ainda, o acolhimento aos visitantes, a participação das comunidades e grupos, a divisão dos trabalhos e integração das equipes, as reflexões muito profundas e significativas e a animação do povo no fortalecimento da festa”, concluiu.

A festa deste ano teve como tema “Bom Jesus, Filho de Deus enviado ao mundo para dar vida plena a toda criatura”. A temática teve como inspiração o Ano da Misericórdia e o Projeto de Evangelização “Igreja Viva em Missão”, da Diocese de Caetité.