26 de agosto de 2017
DIOCESE

10° Mutirão Brasileiro de Comunicadores, em Joinville (SC), tem representante da Diocese

Por Isamara Castro/Pascom Mortugaba

O radialista Zé Padre, de Mortugaba, participou do encontro. Foto: Arquivo Pessoal

A cidade de Joinville, em Santa Catarina, sediou, durante os dias 16 a 20 de agosto, o 10° Mutirão de comunicadores com o tema “Educar para a comunicação”. O radialista e coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom), Zé Padre, da Paroquia São José Operário de Mortugaba esteve presente no evento, que contou com a participação de mais de 900 comunicadores de todo Brasil e de várias mídias católicas, entre rádios, tvs, jornais e revistas.

Na abertura do encontro, o Mons. Dario Eduardo Viganò, Prefeito da Secretaria para Comunicação da Santa Sé, falou, em palestra, sobre “A Comunicação na Igreja na perspectiva do Papa Francisco”. Durante o evento foram realizadas diversas oficinas, entre elas, leitura crítica dos meios de comunicação e o rádio e sua programação informativa. A apresentação do Balé Bolshoi e o show com o grupo Cantores de Deus fizeram parte da programação cultural do encontro. Dom Irineu Roque Scherer (em memória), que já foi bispo de Joinville, e o Pe. Zezinho foram homenageados durante o encontro.

“Esses dias foram riquíssimos em conhecimento e aprendizado. Foi um encontro entre a comunicação e a espiritualidade. Tive a alegria de poder conhecer grandes nomes da comunicação a nível de Brasil e de mundo, como o Silvonei Protz, que é jornalista e doutor em comunicação e atua na Rádio Vaticano há 27 anos, além de ser professor em duas Universidades Pontifícias de Roma e trabalhar diretamente com o papa Francisco”, contou Zé Padre à Pascom de Mortugaba.

O evento foi encerrado com a celebração da Santa Missa, no Santuário Madre Paulina,  presidida por Dom Darci Nicioli (Bispo Referencial da Comissão de Comunicação da CNBB). O Papa Francisco enviou uma benção de incentivo e alegria aos comunicadores, através do Mons. Dario Eduardo Viganò. “Sinto me feliz por vocês, comunicadores, estarem em busca do conhecimento no mundo da comunicação”, disse o papa.