16 de janeiro de 2019
URANDI – SANTO ANTÔNIO

Paroquia de Urandi celebra dez anos de ordenação sacerdotal do padre Alessandro

Por Idalina Gonçalves/PASCOM Urandi

Fotos: Jonas Souza/PASCOM Urandi

No último sábado, a Comunidade Católica de Urandi esteve em festa para celebrar a Missa em Ação de Graças em comemoração ao 10º Ano de Ordenação Sacerdotal e o Aniversário Natalício do seu Reverendíssimo administrador, Padre Alessandro dos Santos Alves da Congregação Passionista (CP). Esta Celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelo o homenageado, que agradeceu a Deus por todas as graças recebidas durante os 10 anos de vida sacerdotal. Dom Carvalho ratificou a importante missão, pois é a confirmação de uma história de vida alicerçada na fé em Deus e no compromisso de testemunhar os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo.

Participaram também dessa festa o Monsenhor Ademar, Pe. Sátiro da Paróquia de Matina, Pe. Cleonidio da Paróquia de Brumado e Pe. Itamar de Caetité. Além dos familiares houve a participação de seminaristas, amigos e ex-paroquianos de Jequié, Itabuna, Guanambi, Matina e Vitória da Conquista.
Foi assim entre amigos e conterrâneos que os paroquianos de Urandi louvaram a Deus, pelo dom da vida e pelo sacerdócio de Pe. Alessandro, rogando a Deus que abençoe o seu apostolado, concedendo-lhe muita felicidade e sucesso em todas as suas jornadas pessoais e sacerdotais.

Um breve histórico

No dia 08 de janeiro de 1980, no Hospital Geral Prado de Valadares, na cidade de Jequié Bahia, nasceu o menino, filho de Deli Almeida Alves e de Maria Raquel dos Santos, que orgulhosamente deram-lhe o nome de Alessandro dos Santos Alves.

Alessandro é o penúltimo, de uma sucessão de cinco irmãos, sendo seus irmãos: Maria Cristina Santos, Denisvaldo dos Santos Alves, Elisângela dos Santos Alves e Alessandra dos Santos Alves.

Viveu sua infância e adolescência na cidade de Jequié Bahia, estudou nos Colégios Estaduais Jornalista Fernando Barreto e Polivalente.

Ainda na infância Alessandro escolheu livremente desempenhar com generosidade e reverência os serviços do altar, obedecendo às determinações de servir a Deus enquanto coroinha, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Jequié.

Após concluir o Ensino Médio em Jequié, o jovem estudante ingressou no Ensino Superior, na capital do Estado, onde permaneceu por três anos e obteve a licenciatura em Filosofia pela Faculdade São Bento da Bahia.

Na certeza de investir em sua formação para continuar a serviço do Reino de Deus, Alessandro, em 2003 foi para Itália, onde cursou Teologia na Escala Santa, em Roma, por aproximadamente quatro anos.

Foi no dia 10 de janeiro de 2009, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jequié que Alessandro dos Santos Alves foi Ordenado Sacerdote da Congregação Passionista. E celebrou sua primeira na Igreja São José da Sagrada Família, onde recebeu o Sacramento do Batismo.

No decorrer dos 10 Anos de Sacerdócio, Padre Alessandro serviu em cinco Paróquias, sendo:
– Nossa Senhora das Vitorias – Itabuna/BA
– Nossa Senhora da Glória – Itamuri-MG
– Como Vigário na Paróquia Santo Antônio – Guanambi-BA
– Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Matina –BA

E atualmente serve a Paróquia Santo Antônio de Urandi. Foi com alegria, durante os festejos de Maria, Mãe de Jesus e da evangelização, que a nossa Paróquia recepcionou o Padre Alessandro, inspirado em Santo Antônio, modelo de alegria do Evangelho, Padre Alessandro assume os trabalhos dessa Paróquia com muita dedicação e zelo em seu pastoreio.

Apesar do pouco tempo, notadamente Padre Alessandro tem realizado ações que perpassa pela formação de leigos e leigos, constituição de grupos de Acólitos e Coroinhas, manifestou apoio à renovação das Diretorias das CEBs, da MECE, da Pastoral Litúrgica. Ademais, tem investido, incansavelmente, no projeto de reconstrução da Igreja Matriz, demonstrando assim, o seu compromisso, dedicação e zelo com a Missão do Sacerdócio.

Sob a indicação do Bispo, seu orientador espiritual, Dom José Roberto Silva Carvalho, Padre Alessandro, assumiu a Coordenação Diocesana do Apostolado da Oração, testemunhando os caminhos do Apostolado, a partir do amor de Cristo.

Portanto, nós urandienses, louvamos a Deus, pelo dom da vida do nosso pároco, Padre Alessandro, de quem a Providência Divina se serviu, a fim de nos permitir estar aqui para agradecermos pelo 10º Ano de Ordenação Sacerdotal! Agradecemos também todos àqueles que partilharam desse momento e, de modo especial, as vossas orações.