22 de novembro de 2023
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Paróquia Bom Jesus Em Brumado Realizou O Sacramento da Crisma No Último Sábado

Pascom Brumado

Dia 18 de novembro, último sábado, a Paróquia Bom Jesus realizou a Celebração da Crisma na Igreja Matriz, em dois momentos, às 9h com os crismados das comunidades rurais e às 15h, com as comunidades da sede. Ao todo foram mais de 300 crismados, entre jovens e adultos recebendo a confirmação do batismo.

Fotos: Pascom Brumado / Renan Porto / Júlio César

Crismar é sinal do nosso compromisso de fé em Jesus Cristo. Na Crisma, o batismo é confirmado pela força do Espírito Santo para viver essa fé concretamente, o que exige crescimento e maturidade, onde o crismando é enviado para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.
As celebrações Eucarísticas, bem como as cerimônias do Crisma, foram presididas pelo nosso Bispo, José Roberto Silva Carvalho, que explicou a importância desse sacramento na vida dos jovens, os concelebrantes Padre Cleonidio e Padre Sandro e toda equipe celebrativa. Foi um momento de festa e alegria para as comunidades de nossa Paróquia, que ao receberem o Sacramento da Crisma irão confirmar o seguimento de Jesus e de Seu Evangelho, pois a crisma é o sacramento de adultos, de pessoas responsáveis que querem renovar a sua fé em Cristo e participar da vida em comunidade.

O rito litúrgico seguiu com uma breve homilia de Dom Carvalho, reafirmando a presença do Espírito Santo na vida de cada um que se fazia presente para receber o sacramento, refletindo o Evangelho de Lucas (4,18-22): “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova […]”. E que cada um que recebe esse sacramento precisa se fazer presente na vida da comunidade, continuar confirmando sua fé nos ensinamentos de Jesus, consagrando-os para uma missão. Na presença dos padrinhos e madrinhas, familiares e convidados os crismandos renovaram as promessas do batismo respondendo as perguntas direcionadas a eles, renunciando a tudo aquilo que os impede de seguir Jesus e crendo nas promessas de Deus Pai para seus filhos e filhas. Então o bispo ungiu a fronte do crismando, traçando o sinal da cruz com o óleo do crisma.

Logo após o rito do sacramento, alguns jovens e adultos também receberam o sacramento da primeira Eucaristia, onde receberam o Corpo e o Sangue de Cristo, nas duas espécies, sob a forma de pão e vinho, pela primeira vez.

Encerrando a celebração, Dom Carvalho reforçou o chamado de Deus para que sejamos “luz na vida do próximo”. E que a partir de agora o jovem que foi investido, foi consagrado para uma missão. Ele agradeceu a presença de todos e nos abençoou procedendo os ritos finais da celebração.