12 de maio de 2024
DIOCESE

Nova edição do Doc. 99 da CNBB é pauta de encontro da Pascom

Por Pascom Diocesana

Quase 60 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de 29 paróquias da Diocese de Caetité estiveram reunidos, neste sábado (11), no Centro Pastoral São Joaquim, em Caetité, para o encontro diocesano de comunicadores. As atualizações do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99/CNBB) foram um dos assuntos abordados no evento.

A nova edição do documento, que orienta o trabalho da Pascom, foi publicada no ano passado, quase dez anos depois da primeira versão. O coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, por meio de vídeoconferência, explicou aos pasconeiros as novidades presentes na edição atualizada. Segundo ele, a quarta edição do Diretório responde aos anseios das transformações no campo da comunicação e explicita o que a Igreja compreende como Pastoral da Comunicação.

Também reconhece os avanços culturais e tecnológicos desde a última edição e incorpora as contribuições do Papa Francisco com a proposta da Igreja missionária em saída permanente.

Foto: Yarlley Kayki

58° Dia Mundial das Comunicações

O encontro de comunicadores também trouxe para a pauta a mensagem do Papa Francisco para o 58° Dia Mundial das Comunicações, que é celebrado neste domingo da Ascensão do Senhor. A carta deste ano tem como tema “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana”.

O assessor espiritual da Pascom Diocesana, padre Paulo Henrique Neves de Souza, destacou a importância de uma comunicação que brota do coração, em meio a uma sociedade marcada pela robotização. “Nunca deixemos de comunicar a vida e, sobretudo, as maravilhas de Deus”, disse.

Foto: Yarlley Kayki

De passagem pelo encontro, o bispo Dom José Roberto Silva Carvalho também conversou com os comunicadores sobre a mensagem do Papa. Ele destacou os perigos provocados pela inteligência artificial, mas não deixou de mencionar os benefícios gerados à sociedade. O bispo também falou dos cuidados da utilização dessas ferramentas na atividade pastoral.

Dom Carvalho anunciou, ainda, a vencedora do concurso da logomarca da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral. A ganhadora é da cidade de Cordeiros, Uinne Aparecida de Abreu Oliveira Lima.

Oficinas

A tarde de sábado foi dedicada às oficinas. O jornalista da TV Sudoeste, Luan Ferreira, explicou aos pasconeiros, de forma dinâmica, como produzir uma notícia com objetividade e criatividade. Ele também deu dicas de como escrever bons títulos para as matérias.

O radialista Edson Júnior, da Rádio 106 FM de Guanambi, conduziu a oficina sobre rádio. O radialista falou dos desafios e do poder das rádios cristãs e explicou os três pilares para o sucesso de uma emissora de rádio: programação, informação e marketing.