15 de maio de 2024
DIOCESE

Ecônomo da diocese, Padre Izaías Afonso Silva participa de seminário em Brasília

Por Pascom Diocesana

Teve início nesta terça-feira (14), em Brasília, o Seminário para Ecônomos de (arqui) dioceses, promovido pelo Conselho de Gestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que se estende até o próximo dia 16, tem como tema “A gestão no Magistério da Igreja: o ofício do ecônomo na construção de uma Igreja credível e sustentável“. O ecônomo da Diocese de Caetité, padre Izaías Afonso Silva representa a diocese no evento, que conta com a participação de 230 ecônomos e profissionais de 167 (arqui) dioceses do Brasil. Os ecônomos têm a missão de auxiliar os bispos na gestão eclesial de Igrejas particulares a partir das orientações do Código do Direito Canônico e legislações Tributária e Contábil.

Conferências

A primeira conferência do seminário foi conduzida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, sobre “Transparência no economato à luz das iniciativas do Papa Francisco”. Ele destacou a importância da transparência na administração dos recursos da Igreja e enfatizou que os responsáveis pela gestão desses bens e recursos devem colaborar e caminhar juntos como discípulos do Senhor Ressuscitado, em vez de agirem de forma isolada.

Um dos pontos centrais foi a necessidade de transparência na administração dos bens temporais da Igreja, ilustrado pelo exemplo bíblico de Ananias e Safira. Dom Giambattista ressaltou que a obscuridade vai contra a dinâmica do Espírito Santo e que a Igreja deve se opor às estruturas que paralisam o caminho para o Pai.

Ele, também, citou São João Paulo II, enfatizando a importância da transparência mútua para criar uma verdadeira comunhão na família da Igreja. A transparência, segundo ele, é essencial para que cada crente seja responsável e preste contas do uso dos talentos recebidos.

Dom Giambattista também abordou a prestação de contas e a importância da boa contabilidade, destacando que estas práticas informam a comunidade sobre o uso dos recursos materiais da Igreja. Ele enfatizou que o discernimento e a vigilância são ferramentas essenciais para os ecônomos no serviço da Igreja.

Por fim, o Núncio Apostólico mencionou o Papa Francisco, destacando a prioridade dada pelo Santo Padre à preocupação com os pobres. Ele concluiu que uma gestão transparente e verificável constitui um testemunho cristão eficaz, capaz de inspirar mais generosidade para as necessidades da comunidade.

Ao todo serão 13 conferências ao longo dos 3 dias.