Celebrar o TrÃduo Pascal é celebrar a história da salvação da humanidade. Na última quinta-feira, os católicos em Urandi, assim como no mundo inteiro iniciaram a Celebração do TrÃduo Pascal, com a Missa da Instituição da Eucaristia, momento em que foi feita memória da grande ceia da despedida, que segundo o Evangelho de João inicia-se com o lava pés, como reconhecimento que Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, Ele se considera o servo da humanidade.
Instituição esta do mandamento do amor – Amai-vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 13,34). Logo, esta é a instituição do sacerdócio, assegurando a presença real e atual do SacrifÃcio do Calvário em todos os tempos e lugares, tornando possÃvel que apropriemos dos seus frutos, assim afirmou Pe. Alessandro em sua homilia, concluindo-a com a rememoração da última ceia de Jesus com seus discÃpulos, que nos dá a certeza da presença de Cristo na Eucaristia.
Na sexta-feira da Paixão foi realizada, pela segunda vez, a Caminhada Penitencial, saindo da Comunidade Sede após Oração, à s 05h, perfazendo um percurso de aproximadamente 8km até a Comunidade de Pedra Aguda, onde os fies foram acolhidos com muita Oração, seguida de um café da manhã. No perÃodo da tarde, mais precisamente, à s 15h celebrou-se o rito sóbrio de intensa espiritualidade da morte do Senhor. Momento este, em que a Igreja não teve a celebração da Eucaristia, mas convidou seus fiéis a olhar, a contemplar o crucificado, que derramou o seu sangue em prol da humanidade.
Após o silêncio do Sábado Santo, eis que é chagada à hora da VigÃlia Pascal, celebrada no prédio da Matriz em reconstrução, que já se encontra prestes a receber o telhado, em apenas 9 meses. Momento que o fieis refletiram a vitória de Cristo sobre a morte, assim como manifestaram seus agradecimentos, primeiramente, a Deus e ao Pe. Alessandro pela dedicação e zelo com a nossa Igreja, povo de Deus.