23 de dezembro de 2020
JACARACÍ – NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

Jacaraci festeja sua Padroeira, Nossa Senhora da Boa Viagem

Pascom Jacaraci

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Jacaraci, teve um dia de festa dupla na última quarta-feira, 16. Celebrou os 163 anos da instituição da paróquia e, também, a festa da padroeira.

Neste ano, a festa da padroeira, que normalmente acontece em setembro, foi transferida para dezembro por causa da pandemia da COVID19.

“Paróquia: uma rede de comunidades”, este foi o tema da festa deste ano. No dia da grande festa, teve alvorada festiva às 6h e carreata por várias ruas da cidade. Ao meio-dia, o Ofício a Nossa Senhora, e à noite, celebração da Santa Missa.

Em sua reflexão, o Pe. Anderson Santos de Oliveira, Pároco de Jacaraci, destacou que “Nossa Senhora da Boa Viagem adentra o Nordeste, vem para o interior da Bahia, exatamente para Jacaraci, na ‘Vila de Almas’. E ela sobe o alto sertão – ela sai da praia e vem para o sertão -, aqui para este ponto alto – Jacaraci é a cidade mais alta da Diocese, do ponto de vista geográfico, a 900m acima do nível do mar”.

Ele completou dizendo: “E esta coisa de cume, de altura, nos remete para o que? Ascensão, subida. Então Nossa Senhora, aqui estando sob o título de Boa Viagem, podemos entender que é aquela que recolhe, todos aqueles que fazem esse caminho para os céus, que conduz todas as almas para Deus”.

Apesar do número restrito de participantes presenciais, a festa teve um brilho especial e foi bem participada nas redes sociais. Mesmo diante dos desafios enfrentados, temos a certeza de que a nossa Mãe está ao nosso lado como fiel intercessora e protetora.