24 de julho de 2018
DIOCESE

Procissão de Carros de Boi, em Caetité, mantém viva tradição na Festa de Sant’Ana

Por William Silva/Sudoeste Bahia

Foto: Cláudio Amaral

Na última sexta-feira (20) a Rádio Educadora AM de Caetité e a Paróquia Senhora Sant’Ana realizaram, como parte do calendário de manifestações dos Festejos de Senhora Sant’Ana, a 44ª Procissão de Carros de Boi, uma tradição mantida viva há mais de 40 anos.

Segundo a emissora católica, foram inscritos 165 carros de boi, mas, mesmo sem inscrição, muitos participaram dando um brilho ainda maior ao evento. Muitos carros ornamentados vieram de diversos locais do município. Uma parte veio na quinta-feira (19) e acampou no Parque de Comercialização de Animais José Silveira Rocha, onde recebeu todo apoio da Prefeitura de Caetité, com alimentação os proprietários dos carros de boi e para os animais.

Na chegada à Praça da Catedral, um grande número de populares aguardava a procissão. No mesmo local, o Chanceler da Diocese e pároco da Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padre Waldech Gondim, aspergia água benta, abençoando os participantes.

O diretor geral da Rádio Educadora e pároco da matriz de Nossa Senhora do Livramento em Igaporã, padre Paulo Henrique Neves, ficou emocionado com a beleza da festa e o empenho dos “carreiros” em manter viva essa tradição. Caetité é uma das poucas cidades da Bahia que tem este tipo de evento, valorizando um dos meios de transporte mais antigos do Brasil e que, infelizmente em outros lugares do país, vem perdendo força e caindo no esquecimento ao longo dos anos. Os carros de boi mais bonitos foram premiados durante o evento.

Após a procissão, teve a missa campal, presidida pelo bispo Dom Carvalho, com a participação das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).