25 de setembro de 2018

Pastoral do Dízimo realiza encontro anual com coordenadores paroquiais

Por Pe. Anderson antos de Oliveira

Pastoral do Dízimo realiza encontro anual com coordenadores paroquiais

A Pastoral do Dízimo realizou, de 21 e 22 de setembro, o encontro de formação anual com os coordenadores paroquiais no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Caetité. Estavam presentes 42 agentes dos seis vicariatos que compõem a nova organização pastoral diocesana.

A programação do encontro incluiu no primeiro dia uma memória histórica da implantação da Pastoral do Dízimo que foi iniciada no ano de 1992. O crescente compromisso dos bispos, padres e agentes, ao longo destes 26 anos de caminhada, incentivando e procurando organizar a Pastoral do Dízimo, tem resultado em significativo alcance evangelizador, ajudando os fiéis a fazerem a profunda experiência do amor de Deus e a profunda experiência de amor aos irmãos e irmãs na fé.

O segundo dia do encontro teve início com a celebração da missa presidida pelo bispo dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelo padre Sátiro Bezerra, coordenador diocesano de pastorais, e pelo padre Anderson Santos de Oliveira, assessor diocesano da Pastoral do Dízimo, que conduziu as atividades dos dias de formação. Dom Carvalho destacou a importância dos encontros diocesanos de formação e lembrou que não se pode esquecer do caminho já percorrido e buscar sempre, na oração e nas orientações da Igreja, o discernimento necessário para a continuidade da missão.

O padre Anderson relatou a sua experiência de participação no encontro da Pastoral do Dízimo do regional nordeste 3 (RN3) da CNBB (Bahia e Sergipe) que aconteceu na cidade de Serrinha (Ba), nos dias 15 e 16 de setembro, e que aprofundou o estudo sobre o documento 106 da CNBB – O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas sobre a Pastoral do Dízimo. Estiveram presentes, o bispo referencial para a Pastoral do Dízimo, dom Giovanne Crippa, diocese de Estância, o coordenador regional André, diocese de Camaçari, e diversos padres, leigos e leigas de 15 das 25 dioceses que compõem o RN3.

O encontro diocesano seguiu com o estudo sistemático do Documento 106, estruturado em dois capítulos que elucida “a compreensão do dízimo” e apresenta “orientações práticas para Pastoral do Dízimo”. A ênfase recaiu na afirmação de que “o dizimista é aquele fiel que fez uma profunda experiência do amor de Deus e que a expressa no profundo amor e compromisso com a própria comunidade contribuindo com o seu dízimo”.

Antes de finalizar o encontro diocesano, realizou-se a escolha da equipe diocesana que ficou assim disposta: coordenadora, Olivia Fialho Araújo, Paróquia Santo Antonio – Urandi; vice-coordenador, Filipe de Souza Dias, Paróquia Nossa Senhora das Dores – Candiba; Secretária, Thaila Guedes Cardoso, Paróquia Santa Cruz – Malhada; vice-secretária, Marianny Pardim Primo Monção, Paróquia Santo Antônio – Sebastião Laranjeiras. Como representantes dos Vicariatos: Rainha dos Patriarcas, Ana Silva de Souza, Paróquia São Sebastião – Ibiassucê; Rainha do Sertão, Aparecida Lessa da Silva Prado, Paróquia Santo Antônio – Guanambi e Rosangela Fernandes Teixeira Bezerra, Paróquia do Perpétuo Socorro – Matina; Rainha da Paz, Maria Izabel Carvalho Rodrigues, Paróquia Santo Antônio – Caraíbas; Rainha dos Profetas, Rosangela Sousa Leão, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Macaúbas; Rainha dos Apóstolos, Jandynéia Fernandes Pereira Alves, Paróquia Nossa Senhora do livramento – Igaporã e Vanúsia de Souza Brito, Paróquia Santa Virgem das Vitórias – Lagoa Real; Rainha dos Mártires, Ana Amorim de Souza Oliveira, Paróquia Santo Antônio – Guanambi.