Pe. Eutrópio Aécio de Carvalho Souza

Nascido em 05-04-1974
⊶ 50 anos, natural de Caetité - Bahia ⊷

📧 eutropio.souza@diocesedecaetiteorg.br

EUTRÓPIO AÉCIO DE CARVALHO SOUZA nasceu aos 05 de abril de 1974, em Caetité-BA. É o segundo dos três filhos de Eutrópio da Silva Souza (in memoriam)  e Ângela Marta de Carvalho Souza. Foi batizado aos 08 de fevereiro de 1975, na Catedral, pelo Mons. Osvaldo Magalhães de quem, no dia 08 de dezembro de 1983, recebeu a 1ª Eucaristia e o Sacramento da Crisma quando tinha ainda 9 anos na Catedral de Caetité.

Cursou a pré-escola e o ensino fundamental no Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, próximo da sua casa. Em 1984, entrava no ensino médio, no Instituto de Educação Anísio Teixeira onde, no ano de 1990, concluiria o curso Técnico em Agropecuária.

Trabalhou como servidor público municipal (auxiliar de escritório e auxiliar de tesouraria) de 1991 a 1995. Depois, como instrutor de curso de informática em Caetité e Igaporã (1995 a 1999).

Sempre participou da comunidade paroquial. Antes mesmo da 1ª Eucaristia participava da Cruzada Eucarística (hoje MEJ). Foi um dos membros-fundadores do Grupo de Acólitos São Tarcísio (GAST) e também da Juventude de Ação Mariana (JAM) onde permaneceu até a entrada no Seminário. Ajudou na organização da Pastoral da Crisma, como catequista e depois na coordenação. Foi secretário do Conselho Pastoral Paroquial.

Participou também de vários encontros diocesanos (PJ, Curso de Verão e outros) conhecendo, assim, as necessidades dessa Igreja Particular. Em 1993 participou dos encontros vocacionais diocesanos e, depois de um período de discernimento com acompanhamento do Pe. Armando, entrou no Seminário Diocesano São José para o ano propedêutico em 1999. Daí foi para Vitória da Conquista (Curso de Filosofia) onde permaneceu o período de 2000 até 2002 (primeiro semestre).

Morou com os Padres Gilvan e José Silva, colaborando na paróquia de Brumado no segundo semestre de 2002. Em 2003 iniciou o curso de Teologia em Belo Horizonte, fazendo parte da Comunidade de Formação Nossa Senhora de Guadalupe.

Concluindo o curso em 2006, retornou à diocese e residiu com o Pe. Izaías Afonso (Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas) realizando ali o seu estágio pastoral, sendo ordenado diácono, em Caetité, no dia 21 de julho de 2007, na “Festa Vocacional” onde se celebrava os Jubileus de Ordenação Presbiteral (50 anos do Mons. Adhemar Cardoso Neves e os 25 anos de Pe. Patrick Francis O’Neil, SM .

Acompanhou Dom Ricardo nas suas visitas pastorais a 3 zonais da Diocese nos anos de 2006 a 2009. Foi ordenado presbítero em 27 de janeiro de 2008 na sua cidade natal e depois de um breve tempo ainda em Macaúbas, assumiu como Administrador Paroquial as paróquias Nossa Senhora da Boa Viagem (Jacaraci) e Nossa Senhora da Conceição (Licínio de Almeida) no período de 2008 a 2012, sendo transferido para  a Paróquia Bom Jesus de Brumado, onde fez parte da comunidade sacerdotal “in solidum” com o Pe. José Silva e o Pe. Sandro Alves, posteriormente com o Pe. Waldech Gondim e também o Pe. Eduardo Santos.

Em 2017 foi transferido para a Paróquia Santo Antônio de Guanambi como Vigário Paroquial. Com a criação da Paróquia São Geraldo Majella em 16 de outubro de 2017, foi designado seu 1º pároco, onde ficou até o dia 01 de janeiro de 2023.

Colaborou na Escola Bíblico-Catequética Diocesana na área de Bíblia (Novo Testamento); foi o Assessor Diocesano da Pastoral da Educação e do Setor Universidades. Também fez parte na Equipe de Coordenação do Setor Universidades Regional NE3 como o padre assessor (2019-2022). Foi membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral Diocesano.

Encontra-se, atualmente, fora do território diocesano, na cidade de Belo Horizonte-MG, para um período de estudos (Mestrado em Ciências da Religião, PUC Minas). Na capital mineira, reside na Comunidade de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, local da Etapa de Configuração dos candidatos ao ministério presbiteral, onde tem colaborado como Diretor Espiritual. Traz consigo, como lema, desde sua ordenação presbiteral: “Senhor, tu sabes tudo; sabes que te amo” (Jo 21, 17).