4 de julho de 2019
Artigos

O que é um Presbitério?

O que é um Presbitério?

Divulgação

Cada Diocese, ou uma Igreja Particular, é uma “porção do Povo de Deus entregue ao cuidados pastorais de um bispo”. Para ajudar no acompanhamento e atendimento dos fiéis, o bispo conta com seus colaboradores mais próximos, os presbíteros ou padres.

Um presbitério diocesano não é apenas o conjunto de padres. O presbitério é uma família espiritual, uma comunidade de irmãos, um caminho formativo para a vida pessoal de cada padre. O nosso presbitério diocesano de Caetité tem hoje 36 padres diocesanos e 9 religiosos. Na sua maioria, somos filhos deste sertão, outros vem de lugares diversos, inclusive do outro lado-do-mar. Temos padres já acima dos 80 anos e o mais jovem com 30! Também quanto ao tempo ministerial, temos diversidade, mas numa média de 15 a 20 anos!

Homens que discerniram e continuam discernindo o chamado de Deus em suas vidas! Homens marcados pela sua humanidade, fragilidades e limites. Mas, marcados também pelo Senhor que com sua graça os fazem instrumentos do seu amor e misericórdia!

A cada ano, conforme orienta o Direito Canônico, os padres devem realizar dias de Retiro Espiritual. É um meio para reavivar os valores e compromissos ministeriais. Tempo de escuta, de reflexão, oração e, no confronto com a Palavra de Deus, renovar o “sim” ao chamado do Senhor para “pastorear o seu rebanho…”

Nesses últimos dias (01 a 04 de julho), nós, padres, com a ajuda de Dom Armando Bucciol, bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora-BA, que nos fez refletir sobre a fé, a esperança e a caridade, virtudes teologais, e como estas estão presentes no nosso ministério presbiteral, fomos convocados a rever e renovar a consciência de que o padre é um ministro da fé, da esperança e da caridade e que deve experimentar em sua vida estas realidades para, assim, poder ajudar o Povo de Deus no caminho do encontro com o Senhor e do testemunho do Evangelho…

O presbitério é um caminho onde cada um e todos somos chamados a crescer nas dimensões humana, espiritual, pastoral…cada padre…todo padre…sempre a caminho, crescendo na “espiritualidade da comunhão”…