22 de fevereiro de 2021
Artigos

“A CNBB não representa a Igreja Católica…” ?

Nos últimos tempos, no meio católico brasileiro, temos escutado algumas declarações que, no mínimo, são repetidas sem maiores esclarecimentos, por ignorância ou, infelizmente, má-fé.

É notório que há uma campanha contra a Conferência dos Bispos promovida por alguns “influenciadores digitais” (padres e leigos). O que alegam é que a CNBB é alinhada a pautas esquerdistas e “comunistas”. Que os bispos traem a fé católica e permitem abusos litúrgicos e outros… tudo porque eles são adeptos da Teologia da Libertação e blá, blá, blá…

De forma orquestrada esses detratores criaram uma rede que divulgaram e divulgam “denúncias”, “críticas” e “suspeições” contra a CNBB… A intenção é clara: esvaziar a influência da Conferência Episcopal e gerar, entre os fiéis, uma “onda de suspeitas e ataques”.

Mas… o que é a CNBB? Ela representa ou não a Igreja Católica? Penso que seja preciso lembrar que as “conferência episcopais” são organismos previstos tanto no âmbito teológico-pastoral como canônico. Vejam duas citações:

“Importância das Conferências Episcopais Sobretudo nos nossos tempos, não é raro verem-se os Bispos impedidos de cumprir, de maneira apta e frutuosa, o seu múnus, se não tornam cada vez mais íntima e harmônica a colaboração com os outros Bispos. E como as Conferências episcopais — já constituídas em muitas nações — deram brilhantes provas de tornarem o apostolado mais fecundo, julga este sagrado Concílio que será muito conveniente que, em todo o mundo, os Bispos da mesma nação ou região se reunam periodicamente em assembleia, para que, da comunicação de pareceres e experiências, e da troca de opiniões, resulte uma santa colaboração de esforços para bem comum das igrejas.” (Decreto Christus Dominus. Sobre o múnus pastoral dos Bispos na Igreja, n. 37)

“A Conferência Episcopal, instituição permanente, é o agrupamento dos Bispos duma nação ou determinado território, que exercem em conjunto certas funções pastorais a favor dos fiéis do seu território, a fim de promoverem o maior bem que a Igreja oferece aos homens, sobretudo por formas e métodos de apostolado convenientemente ajustados às circunstâncias do tempo e do lugar, nos termos do direito”. (Código de Direito Canônico, can. 447)

Então: será que a CNBB não representa mesmo a Igreja Católica? Bem, uma “conferência episcopal” é formada por bispos de uma região ou país. Bispos, sucessores dos Apóstolos, nomeados pelo Papa e legítimos pastores de uma “igreja particular”, uma Diocese… Então a conferência nada representa ou significa para os católicos? Por que o Papa sempre se comunica ou envia mensagens via Presidência da CNBB? Estranho, não?

É claro que o representante oficial da Santa Sé junto ao Governo Brasileiro é o Núncio Apostólico. Ele tem uma função diplomática específica e também certas atribuições pastorais e de disciplina canônica. É também sabido que cada bispo tem, no seu território de jurisdição, ou seja a diocese, plena autoridade. Não precisa, portanto, de concessão da Conferência Episcopal. A CNBB em nada interfere no governo diocesano dos bispos. Mas, chegar ao extremo de dizer que a CNBB “não representa a Igreja Católica” é no mínimo uma ingenuidade, gerada pela “manipulação”, “distorções” e a clara intenção de desmerecer a autoridade dos bispos.

A Conferência Episcopal, no nosso caso a CNBB, que existe desde a década de 1950, sendo pioneira no mundo, tem sido um instrumento de comunhão, unidade e planejamento pastoral. Uma riqueza para a Igreja do Brasil e também profética em momentos difíceis da história do nosso país. Há toda uma organização por comissões episcopais pastorais que tem trazido uma vitalidade impressionante na evangelização e pastoral da nossa Igreja. E tem mais: a CNBB também comporta uma Comissão para a Doutrina da Fé, formada por especialistas, que já publicou alguns subsídios doutrinais, como ajuda aos bispos na sua missão de “mestres e guardiões da fé”.

Sejamos, portanto, agradecidos à nossa conferência episcopal. Não deixemos que tentem “minimizar ou esvaziar” a sua legítima e necessária missão! A CNBB me representa! A CNBB representa, sim, a Igreja Católica, pois congrega nossos bispos, sucessores dos Apóstolos, pastores do Povo de Deus…!