11 de fevereiro de 2019

Padre José Afonso de Lima é novo pároco de Malhada de Pedras

Por PASCOM/Malhada de Pedras

Foto: Maria Emília Ataíde/PASCOM Malhada de Pedras

A Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras acolheu neste domingo (10) como pároco o padre José Afonso de Lima, de 56 anos. A celebração de posse foi presidida pelo bispo dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada por padres da diocese. A igreja Matriz ficou lotada de fiéis. Gente não só da cidade, mas também das comunidades rurais e da paróquia de Botuporã e Caturama, onde padre José Afonso exercia o ministério ordenado antes de ser transferido. Autoridades municipais também participaram da celebração.

Durante a Solene Eucaristia, padre José Afonso, em juramento diante do bispo, prometeu fidelidade com as mãos sobre os Evangelhos. Recebeu do bispo as chaves da igreja e do sacrário, além dos instrumentos do batismo e do sacramento da penitência. Dom Carvalho também entregou ao padre a sede presidencial, onde ele se sentou por alguns instantes. Com o documento de nomeação em mãos, padre José Afonso foi empossado pároco e aplaudido pela assembleia. Dos irmãos do presbitério, recebeu um abraço.

Foto: Maria Emília Ataíde/PASCOM Malhada de Pedras

Na homilia, o bispo pediu à comunidade obediência e respeito ao novo pároco. “O padre, ao chegar em uma paróquia, ele tem a consciência de que a comunidade onde ele estará inserido já tem uma caminhada e o padre a ajudará a crescer, mas a comunidade deve ter a consciência de que o padre não é empregado do povo, é um ministro sagrado, um servo de Deus”. Dom Carvalho também se dirigiu ao padre José Afonso. “Peço a ele que conduza esse povo de Deus conforme as determinações dadas pela Igreja. Padre Afonso vai conduzir esta paróquia em comunhão com a diocese, com a CNBB e com o Papa, por isso ele fez o juramento para a gente ter a certeza disso”, disse o bispo.

Em nome da paróquia, o leigo Edivan Ferreira deu as boas-vindas ao novo pároco. A prefeita Terezinha Baleeiro também cumprimentou padre José Afonso como chefe do Executivo municipal.

Dirigindo-se à assembleia, padre José Afonso, inspirado pelo Evangelho do dia, disse que terá um olhar solidário, sensível e amplo para toda a comunidade. “Estou aqui para apreender, colaborar, crescer juntos. Espero que vocês me aceitem e que o Bom Jesus me ajude a ter esse olhar de esperança e caridade fraterna. Conto com as orações de todos”, disse o padre.

Foto: Maria Emília Ataíde/PASCOM Malhada de Pedras

Cearense de Várzea Alegre, padre José Afonso é membro do Instituto Missio Christi, que tem sede em São João Del Rei (MG). Ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 1991, em São Bernardo do Campo (SP), ele foi eleito este ano vice-superior geral do Instituto a que pertence. Chegou em 2009 na Diocese de Caetité, quando assumiu a missão de pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Botuporã.

Confira mais fotos no facebook da paróquia.