27 de julho de 2023
DIOCESE

Festa de Sant’Ana reúne multidão para celebrar Padroeira da Diocese de Caetité

Por Pascom Diocesana

Uma queima de fogos nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26) anunciava o dia de festa. Era dia de Sant’Ana, mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus, Padroeira da centenária Diocese de Caetité. A Missa solene, no final da manhã, reuniu uma multidão de devotos na esplanada da Catedral. A celebração foi presidida pela bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada por vários padres da diocese. Além de religiosas e do povo caetiteense, muita gente de outras cidades participaram da celebração.

Para Dom Carvalho, a Festa de Sant’Ana representa uma expressão forte de fé não só do município de Caetité, mas de toda a Diocese. “É um tempo de muita alegria, de festejo, de união dos fiéis e de confraternização, como também de reflexão e de uma experiência de Deus para nós”, afirmou o bispo.

O dia festivo contou também com procissão pelas ruas da cidade, seguida de benção do Santíssimo Sacramento. À noite, um show religioso com o cantor Tony Alysson lotou mais uma vez a praça da Catedral. A Novena e Festa de Senhora Sant’Ana teve início no dia 17 de julho com uma extensa programação e grande participação dos devotos.

Foto: Kayki Batista / Pascom Catedral

Novenário à Sant’Ana

A novena em louvor a Senhora Sant’Ana deste ano teve como tema “Vocação: graça e missão”, em sintonia com o 3° Ano Vocacional no Brasil. A celebração de abertura, na Catedral, também foi presidida pelo bispo de Caetité. Além de padres do clero diocesano, a Novena foi presidida por outros bispos, como Dom João Santos Cardoso, arcebispo eleito de Natal (RN), e Dom Armando Bucciol, bispo emérito de Livramento de Nossa Senhora (BA).

Responsável pela Paróquia Senhora Sant’Ana (Catedral), o vigário-geral da Diocese de Caetité, Mons. Alex Adriano Barbosa, destacou o significado das reflexões durante o novenário. “As catequeses de cada noite foram muito proveitosas e desejamos que isso sirva para estarmos mais engajados nessa caminhada e fazermos acontecer aqui o Reino de Deus”. O bispo Dom Carvalho também ressaltou o aprendizado desses dias para a comunidade. “Durante estas nove noites, aprendemos muito com os padres e os bispos que por aqui passaram e refletiram sobre o Ano Vocacional, aprendemos muito com as equipes de celebração envolvidas na festa, cada dia um novo entusiasmo e uma organização grandiosa. Agora, devemos render graças a Deus e colocar em prática tudo que ouvimos e aprendemos”, acrescentou.

O bispo também falou sobre a vocação de cada cristão neste mundo. “Fica para nós a obrigação cristã, o mandato que recebemos no Batismo de realizar a nossa missão no cotidiano da nossa vida, porque a missão acontece fora dos muros e das paredes da Igreja. A Igreja nos ajuda a celebrar, de forma muito bonita é o espaço celebrativo, mas a nossa missão está no mundo”, concluiu.

Para a professora e catequista caetiteense, Kyara Maia, poder participar da Novena de Sant’Ana é motivo de gratidão. Há um ano, nesse mesmo período, ela estava doente e não pode estar presente nas celebrações. “Este ano, estou aqui curada, graças a Deus, agradecendo a Sant’Ana por todas as bençãos derramadas na minha família e na minha vida”, disse.

“Que Sant’Ana nos abençoe, proteja a todos nós, os seus devotos, a Paróquia da Catedral e toda a nossa Diocese. Que a sua benção e proteção e o seu carinho de mãe e de avó chegue a todos que por ela tem essa profunda devoção”, desejou Mons. Alex em gratidão pela grande festa em louvor à Sant’Ana.

Outras atividades

Durante os festejos à Sant’Ana, outras atividades foram realizadas além das Missas e Novena. Preservando a tradição, a Paróquia Catedral e a Rádio Educadora Sant’Ana de Caetité (100,7 FM), com apoio da Prefeitura Municipal e de outras organizações, promoveram a 47ª Procissão de Carros de Boi na sexta-feira (21). Um momento de demonstração da fé e também da cultura do povo da zona rural do município.

A procissão surgiu da vontade do 6º bispo da Diocese de Caetité, Dom Elise Maria Gomes, como forma de homenagear as comunidades eclesiais de base na Festa de Sant’Ana. Este ano, segundo a organização, cerca de 230 carros de boi e de bode estiverem presentes na manifestação religiosa e cultural. Após a procissão, os carreiros participaram da Missa das Comunidades na esplanada da Catedral.

Na quinta noite da Novena, após a celebração, teve leilão, com prendas ofertadas pelos carreiros que participaram da Procissão de Carros de Boi. No dia de São Cristóvão (25 de julho), teve carreata em homenagem ao santo, padroeiro e protetor dos motoristas.