30 de setembro de 2021
ARACATU – SÃO PEDRO

Em Aracatu, Vicentinos celebram o seu patrono São Vicente de Paulo

Por Pascom Aracatu

De 23 a 26 de setembro a Sociedade São Vicente de Paulo celebrou os festejos em honra a seu Patrono, um santo que se entregou por inteiro ao sacerdócio e a caridade. Por meio das suas obras, as Conferências de São Vicente de Paulo e em todas as obras vicentina podemos ver o quanto a Igreja valoriza a caridade desse grande homem da fé. São Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1581, na aldeia de Pouy, França. Vicente era o terceiro filho e trabalhava no campo com o pastoreio dos rebanhos.

Esse ano o tema da festa foi baseado na Campanha da Fraternidade 2021: “Com São Vicente de Paulo, fazer do diálogo um compromisso de amor”. A celebração festiva aconteceu no domingo, dia 26, na Igreja Matriz e foi presidida pelo Pe. Paulo Ferreira, contou com a presença das três conferencias da sede e a da região da comunidade de Lagoa do Sal.

Em 27 de setembro de 1660, às 4h30 da manhã, aos 84 anos de idade e 60 de sacerdócio Deus o chamou, a sua canonização aconteceu em 16 de junho de 1737, em 12 de maio de 1885, foi declarado Patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica. Que possamos ver em São Vicente de Paulo, a sua dedicação aos pobres e a prática da caridade como exemplo para a nossa vida.

“São Vicente, amigo dos pobres, amigo da gente, amigo de Deus”.