13 de agosto de 2019

Diocese de Caetité promove encontro diocesano das CEBs

Por Equipe Diocesana de Articulação das CEBs

Diocese de Caetité promove encontro diocesano das CEBs

Na tarde do dia 09 de agosto de 2019, às 14h, com a presença de 55 participantes de 28 paróquias da Diocese de Caetité, deu se início no auditório do CTL o Encontro Diocesano das CEBs, com o tema: As CEBs e as mulheres na bíblia: vocação e serviço. O Coordenador Diocesano das CEBs, Nilson Ladeia, acolheu a todos, convidando-os a se apresentarem e a rezar juntos pedindo a Deus para abençoar o encontro, finalizando este momento com a oração do ano vocacional Diocesano.

Logo após, o jovem Bene Carvalho da CPT iniciou sua fala sobre “desafios e resistência”, este, evidenciou acerca da crise do capitalismo destacando as demandas atuais, questões ligadas a esta problemática como, a situação econômica e política do país que é crítica e exige reflexão ativa, pois infelizmente vive-se aqui no Brasil uma “democracia deteriorada”. Bene apresentou um panorama histórico sobre o complexo sistema capitalista. Enumerou pautas como: derrotas econômicas, política, social e ambiental com a eleição do novo governo.

Diante dessa realidade assustadora o povo precisa se organizar para lutar por soberania, direitos e democracia. Diante a realidade eclesial, o papel das CEBs é de sempre buscar formação, organização e luta. Todavia, com o passar dos anos o povo foi perdendo este espírito de organização, houve a crise da Teologia da Libertação; ofensiva conservadora; perda dos direitos, aumentando assim os desafios da igreja em prol dos pobres, oprimidos e marginalizados. Nesta perspectiva Bene ressalta que a esperança e a solução tem que partir de pessoas que se organizam para lutar por um país e um mundo melhor. Durante a ressonância da temática os participantes destacaram a importância de lutar por mudanças, porque “somos igreja e não podemos nos comportar apenas como telespectadores, temos que ligar sempre fé e vida”. Buscar construí o conhecimento e um projeto de melhoria na ações realizadas.

Ainda na noite de sexta houve um momento orante “rezando a vida”, onde os participantes foram convidados a refletirem sobre sua vocação de cristãos comprometidos com a causa do reino. Com velas acesas os presentes rezaram para que a chama da vocação para a qual cada um é chamado nunca se apague.

No sábado 10 de agosto, o dia começa com um momento de oração conduzido pela Ir. Ida que leva a refletir a importância de perceber Jesus presente no irmão. Após o café da manhã D. Carvalho fala sobre o ano vocacional, enfatizando a relevância de rezar pelas vocações, falou também sobre a importância da organização e funcionamento dos Vicariatos e que é preciso eleger as coordenações dos vicariatos para melhorar e facilitar os trabalhos. Apresentou a cruz missionária, abençoada pelo Papa Francisco, que irá percorrer os vicariatos em peregrinação. Concluiu sua fala exaltando a importância das santas missões populares que agora serão realizadas por vicariato.

Em seguida, a Irmã Cleusa da Diocese de Rui Barbosa fala sobre a temática: CEBs e as mulheres na bíblia: vocação e serviço. Trouxe a música “Asa branca”, para mostrar que os sofrimentos das mulheres são esquecidos, onde os homens são exaltados e o protagonismo das mulheres são esquecidos. E salienta a necessidade de trazer as mulheres para o devido lugar, numa perspectiva de igualdade, tanto que constata-se que a maioria das Comunidades Eclesiais de Base são coordenadas por mulheres.

Ir. Cleusa convida a fazer um estudo para observar a fundo como as mulheres eram vistas no contexto bíblico. A mulher era considerada inferior ao homem, a sociedade era patriarcal, e infelizmente muitas destas práticas que inferiorizam as mulheres ainda predominam nos dias de hoje. Ressaltou acerca das mulheres no seguimento a Jesus na tradição joanina. No seguimento de Jesus homens e mulheres devem viver de forma igualitária. Faz-se leitura e análise de alguns trechos do Evangelho de João que aparece a figura da mulher enfatizando mais João 4, 1-42, o episódio do encontro de Jesus com a samaritana.

Ao final da fala da Irmã Cleusa os participantes enaltecem a oportunidade do estudo dessa temática, e a relevância do aprendizado obtido diante de tantos desafios enfrentados pelas CEBs. Em seguida, Marcos faz o repasse do encontro de leigos que participou em Cuiabá, o encontro Nacional do Laicato com o tema: Ser cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade: um novo olhar e um novo agir. Lema: Eu vi, ouvi e desci (Ex 3, 7-8). Falou sobre a escola de fé e política, ressaltando sobre a importância de uma maior participação dos leigos na mesma.

Ainda no sábado aconteceu a noite cultural, momento de interação e descontração com animada gincana, partilha de alimentos e muita música boa com de Pe. Joãozinho, Nice Caires e Banda, que também fizeram a animação de todo o encontro. As atividades do domingo 11, deu-se início com a celebração eucarística presidida pelo Pe. João, que ressaltou bem em sua homilia a importância de uma fé convicta, finalizando a celebração com uma benção especial aos pais.

Após o café da manhã a Ir. Ida apresenta a carta da 42ª Romaria da Terra e das águas que acontece todo ano em Bom Jesus da Lapa. Dando sequência Nilson faz algumas orientações sobre a ficha de levantamento das quantidade de CEBs existente nas paróquias que deverá ser preenchida e enviada à equipe de articulação das CEBs da diocese. A avaliação do encontro foi muito positiva, principalmente a temática escolhida que faz ligação com o ano vocacional diocesano e a realidade das comunidades que tem muitas mulheres coordenando. Roseli e Déborah fazem a prestação de contas.

O encontro é encerrado com momento de oração e abraço da paz coletivo. Os participantes retornam para suas paróquias e comunidade com as energias renovadas pelo exemplo de doação e serviço das mulheres da bíblia.