2 de dezembro de 2019
DIOCESE

3º Etapa do Encontro Diocesano Litúrgico Musical é realizada em Caetité

Por Zeomário Teixeira/Pascom Caetité (NSA)

Foto: José Sérgio

Aprender mais sobre a Liturgia ajuda a compreender melhor o mistério pascal de Jesus Cristo para servir bem a Igreja. Sendo assim aconteceu o Encontro Diocesano Litúrgico Musical, em 3 etapas, no decorrer do ano 2019, no Centro de Treinamentos de Líderes da Cidade (CTL) de Caetité. A última etapa foi realizada neste final de semana (29, 30 e 01) com explicações sobre Ano Litúrgico, cânticos apropriados para cada Tempo Litúrgico, e técnicas para aprender cânticos novos.

Organizado pelo Padre Antônio Meira, os encontros tiveram a presença de José Sérgio Dias, da Arquidiocese de São Paulo, com Especialização em Liturgia pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte e Eurivaldo Silva Ferreira, também de São Paulo, com Mestrado em Liturgia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em entrevista ao programa Jornal da Manhã, pela Rádio Educadora FM 100,7, José Sérgio destacou que nós não cantamos na missa, mas nós cantamos a liturgia. É um espaço onde todos nós somos convidados a fazer parte, colocar os dons, tanto a voz como o instrumento, a disposição de Deus. Daí ser necessário participar de formação, estudar e buscar conhecimentos. Nesta mesma linha de pensamento, Eurivaldo Silva também destacou a necessidade dos músicos buscarem mais conhecimento, pois são responsáveis por dar um colorido especial às celebrações. Quando você tem um instrumentista, uma sanfona, um violão ou uma viola, o povo se anima, finalizou Eurivaldo na entrevista para o Jornal da Manhã.

O Encontro Diocesano Litúrgico Musical foi marcado pela percepção, por parte dos participantes, que liturgia é a Páscoa de Cristo em nossa vida. Sendo assim, os movimentos da igreja, equipes, ministérios, o padre e todos os envolvidos com a liturgia, devem andar de mãos dadas para cumprir bem o serviço designado por Deus.