A Paróquia Nossa Senhora da Glória de Riacho de Santana deu inÃcio neste sábado, 1° de Maio, à realização do Trintenário em louvor à sua Padroeira, que este ano tem como tema central “Com Maria, somos Igreja, Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da ação missionária”.
Logo pela manhã, à s 6h, aconteceu a Alvorada de abertura e a Bênção dos veÃculos. À tarde, a partir das 17h, iniciou-se a tradicional saÃda do Andor de Nossa Senhora da Casa de D. Natália – Av. Tiradentes, e de São José – Com. São José, até a Igreja Matriz. Por medida de segurança para não promover aglomerações, tanto pela manhã na Alvorada, quanto à tarde, não houve procissão a pé.
Às 18h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, houve a Celebração da Santa Missa de abertura dos Festejos Marianos 2021, presidida pelo Pe. Sátiro Fernandes e concelebrada pelo Pe. Lely Almeida, com presença limitada de fiéis na Igreja, seguindo os protocolos de proteção à saúde que o perÃodo pandêmico requer.
Durante todo o mês Mariano, a comunidade riachense terá a oportunidade de participar das celebrações, seja através de agendamentos telefônicos na Secretaria Paroquial, considerando o limite percentual previsto no decreto municipal, seja através do facebook e youtube da Paróquia Nossa Senhora da Glória, e também pela Rádio Guadalupe 102,1 FM. As celebrações de cada noite terão convidados da própria comunidade paroquial trazendo reflexões acerca do tema especÃfico. Aos domingos, haverá a Celebração da Santa Missa como de costume, à noite, e nos últimos nove dias as Missas serão diárias, com a presença de Padres de outras paróquias da diocese.
Paralelo às celebrações na Matriz, outras iniciativas estarão acontecendo, adaptadas ao momento, como quermesses na modalidade delivery e passe e pegue, leilões e rifas virtuais. Tudo para tentar manter viva, de alguma forma, a tradicional festa religiosa, com a colaboração e empenho do povo riachense.
O encerramento dos festejos em louvor a Nossa Senhora da Glória acontecerá no dia 31 de Maio, com uma programação especial para a ocasião, contando também com a ilustre presença do nosso Bispo diocesano, Dom José Roberto Carvalho.