2 de junho de 2023

Riacho de Santana celebra a festa da sua Padroeira, Nossa Senhora da Glória

Por Pascom Riacho Santana

A Paróquia Nossa Senhora da Glória de Riacho de Santana celebrou na última quarta-feira (31) a Solenidade da sua padroeira, Nossa Senhora da Glória, encerrando os festejos em seu louvor, que aconteceram durante todo o mês de maio. Neste ano de 2023, a Trintena de Nossa Senhora da Glória, teve como tema central “Com a Virgem Maria, vivamos nossa vocação como graça e missão”, em consonância com a Igreja no Brasil que está celebrando o seu III Ano Vocacional.

Foto: Pascom Riacho Santana

A Missa Solene foi presidida pelo nosso Bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, e contou com um expressivo número de fiéis que também saiu, em procissão, pelas ruas da cidade, após a Celebração, retornando para o momento final, a Coroação.

Em sua homilia, Dom Carvalho refletiu que em nossa vida está o toque de Deus, e celebrar a Virgem Maria, como Mulher vocacionada, é uma grande responsabilidade para todos nós.

A nossa vocação é graça de Deus, pois foi Ele quem nos deu, e não podemos nos apropriar dela, pois a nossa vida pertence a Deus. O primeiro caminho que devemos buscar, vocacionalmente, como Maria, deve ser o da graça de Deus. Devemos perceber o sopro Divino sobre nós e entender que somos enviados ao mundo para a prática das boas obras.

Ainda conforme Dom Carvalho, a alegria e a esperança são características de Nossa Senhora que devem acompanhar todo vocacionado, mesmo que passe por dificuldades, sabendo que nunca passamos sozinhos, e sim, com o Senhor e sob a proteção da Virgem Santíssima. A esperança anima a nossa vida cristã, e Nossa Senhora é a Mulher da esperança. Já a alegria é aquela certeza que todos nós trazemos dentro do coração, de sermos filhos amados de Deus, de termos sido por Ele escolhidos, de que o Senhor enviou ao mundo o Seu Filho para nossa salvação.

Ao final da Celebração, Pe. Sátiro Fernandes fez suas considerações, agradecendo, primeiramente, ao Deus Trindade, razão dessa Trintena, e a Maria, por ser exemplo de vocação. Agradeceu também a todos que colaboraram, de alguma forma, para a realização dos Festejos a Nossa Senhora da Glória, ajudando nossa Igreja em sua missão evangelizadora, estendendo assim, seus agradecimentos ao clero e ao nosso Bispo, Dom Carvalho, sinal de unidade diocesana alí presente.