2 de junho de 2022

Riacho de Santana celebra festa de sua Padroeira Nossa Senhora da Glória

Por Pascom Riacho de Santana

A Paróquia Nossa Senhora da Glória de Riacho de Santana, comemorou no dia 31 de maio, a Solenidade da sua Padroeira, com uma programação especial. Houve Missa pela manhã e à noite, seguida de procissão animada pelo Pe. José Rocha, e Coroação de Nossa Senhora da Glória, contando com uma grande quantidade representantes de grupos, pastorais e movimentos paroquiais. A Solenidade contou também com um expressivo número de fiéis e vários padres convidados, dentre eles, Pe. Izaías Afonso, que presididiu a Missa Festiva.

Foto: Pascom Riacho de Santana

Os festejos à Nossa Senhora da Glória, em Riacho de Santana, acontecem durante todo o mês de maio, tendo início no dia 1° com alvorada e bênção dos veículos, dando boas vindas ao Mês Mariano. Ainda no dia 1°, houve a Missa de abertura do Trintenário, à noite, antecedida de procissão, com encontro das imagens de Nossa Senhora da Glória e São José, seguindo para a Igreja Matriz, conforme a tradição.

Na companhia de Maria e sob a luz do Espírito Santo, nesse ano de 2022, a festa teve como tema central: “Com Maria, por uma Igreja sinodal: de comunhão, participação e missão”, atendendo a um desejo do Papa Francisco, de promover a consciência batismal nas pessoas, considerando que todos somos discípulos missionários, e procurando assim, implementar a sinodalidade na Igreja, tendo como meta permanente o “caminhar juntos”, sendo que Cristo fez do que era dividido uma unidade (cf. Ef. 2,14).

Nas celebrações do Trintenário houve Missas, em que foram convidados os padres do Vicariato Rainha dos Apóstolos, principalmente, além de leigos representantes das várias pastorais, comunidades e movimentos da Paróquia Nossa Senhora da Glória, que ajudaram nas reflexões.

As noites do Trintenário tiveram a participação de comunidades da sede e interior do município, bem como de escolas, movimentos, pastorais, serviços e demais grupos ligados à Igreja, além de alguns órgãos da administração pública municipal.

Para conseguir o objetivo material desse ano, que é a reforma do Salão Paroquial, foram realizadas rifas, sorteios e quermesses, contando com o apoio da comunidade, de forma geral, que contribuiu, através de seus devotos, ajudando de várias formas.

Concluindo os festejos de 2022, Pe. Sátiro Fernandes, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, fez as considerações e agradecimentos finais, reforçando o convite a todos, indistintamente, para uma participação mais efetiva na Igreja, em espírito de comunhão, participação e missão.