25 de maio de 2022
CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Sínodo dos bispos: Paróquia Senhora Sant’Ana de Caetité encerra fase de escuta paroquial

Por Pascom Catedral

No último domingo (22), a Paróquia Senhora Sant’Ana de Caetité realizou a sua assembleia sinodal paroquial, encerrando assim, a fase paroquial de escuta em preparação para o Sínodo dos Bispos 2021-2023: Por uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão.

Foto: Pascom Catedral

A assembleia iniciou-se às 07h com a Celebração Eucarística na Catedral de Senhora Sant’Ana presidida pelo Mons. Alex Adriano, o pároco, e contou com a presença de grande número de fieis das várias Comunidades Eclesiais de Base da paróquia, além da presença do Mons. Adhemar e do Pe. Lázaro – vigários paroquiais – que também concelebraram a missa.

Após a Eucaristia, a assembleia prosseguiu no Centro Paroquial com um café partilhado. Ela contou com a presença de 69 pessoas: animadores e animadoras das comunidades rurais e urbanas, membros das pastorais e movimentos paroquiais, padres e religiosas. Na ocasião, a equipe paroquial para o sínodo apresentou a síntese das respostas enviadas pelas comunidades. Ao todo, 47 comunidades participaram do processo atingindo um total de 589 pessoas. Após a apresentação da síntese, os participantes tiveram a oportunidade de se reunirem em 5 grupos para aprofundar e retomar as questões da escuta nas comunidades.

A assembleia foi um fecundo momento de escuta e partilha de experiências. Os participantes recordaram várias experiências sinodais de nossa Igreja particular: campanhas, missões nas comunidades, momentos de oração nas casas, festas de padroeiros e encontros de formação. Destas experiências constatou-se a alegria de caminhar na presença de Deus com a comunidade. Ao mesmo tempo, percebeu-se dificuldades, dentre elas, a pouca participação das pessoas e o comprometimento com as causas da comunidade.

Em suma, todos sentiram-se reanimados, acolhidos e escutados com a assembleia sinodal. Como afirmou o Mons. Alex no final da assembleia: “escutar é levar o outro em consideração, isto é, levar Deus, o outro, a comunidade a sério”! A assembleia terminou com um momento de oração seguido de um almoço de confraternização. Agora caberá a equipe paroquial para o sínodo a tarefa de compilar e sintetizar o resultado da escuta paroquial e enviá-lo aos responsáveis diocesanos.