27 de julho de 2018
DIOCESE

Setor Juventude divulga artes para última fase de Concurso

PASCOM Diocesana

As imagens foram escolhidas a partir das inscrições feitas no site da Diocese de Caetité. A vencedora será escolhida por voto popular

Foram várias as inscrição no Concurso Cultural para escolha da arte que está no cartaz e camisa do DNJ 2018 na Diocese de Caetité. As inscrições se encerraram no último dia 20 de julho e, desde então, uma comissão do Setor Juventude vinha selecionando três imagens para a fase final do concurso.

As imagens escolhidas fora das cidades de Guanambi, Tanque Novo e Palmas de Monte Alto. Três propostas diferentes com o mesmo tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”.

Na próxima segunda-feira será aberta ao público a votação para escolha da imagem que estampará o cartaz e as camisas do Dia Nacional da Juventude 2018 na Diocese. Conheça as imagens e o que cada autor diz sobre elas.

ARTE 01 – Larissa Camila Ferreira Silva, Guanambi

Arte de Larissa Camila Ferreira Silva, Guanambi, Paróquia Santo Antônio.

O que o desenho representa: “Na arte em primeiro plano é apresentado três jovens, dois rapazes (um negro e um pardo) e uma moça (branca), todos sorridentes e felizes, representando a alegria da juventude. Através deles também se tem a construção da paz, por meio da união das raças. Em harmonia os jovens combatem todo o egoísmo, para que unidos e em comunhão com Jesus Ressuscitado, encontrem paz em meio às desafios da vida.

Cada Jovem traz em suas mãos símbolos que representam a construção da cultura da paz, carregam os símbolos nas mãos, pois cabe ao jovem à decisão de ser agente de mudança no mundo. É um chamado, eles mostram a todos os jovens pra que também possam construir a paz.

O que representa cada símbolo?

• A moça: Ela leva na mão esquerda um feto e na direita uma balança. O feto representa a promoção da Vida, lutando contra toda cultura de morte, principalmente o aborto tão discutido nos últimos anos. A balança representa a Ética, para construção de um mundo de paz. Livre de toda corrupção, que tanto prejudica a sociedade como um todo.

• O rapaz negro: Na mão esquerda leva uma ampulheta (relógio de areia), na direita um diploma e um capelo (chapéu utilizado para colação de grau). A ampulheta representa a cultura do descartável, na carta enviada aos jovens por ocasião do sínodo de 2018, o Papa Francisco pede aos jovens que não suportem a injustiça e nem se submetam cultura do descartável, nem cedam à globalização da indiferença. Repare que atrás do jovem negro, tem um idoso, ele representa a valorização dos idosos, que também acabam sendo atingidos pela cultura do descartável. Deus não descarta ninguém jamais, por isso os jovens são chamados a aprender com a experiência dos idosos. O diploma e o capelo representam os sonhos do jovem de obter um futuro melhor através dos estudos. De acordo com São João Paulo II “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva à contemplação da verdade”. O jovem também é convidado a levar valores cristãos para as universidades, faculdades e escolas; promovendo a cultura da paz em quaisquer dos ambientes e realidades.

• O rapaz pardo: Na mão direita um celular e na esquerda algemas. O celular representa uma forte marca do jovem na atualidade, que está sempre conectado. Para promover a paz, a tecnologia e meios de comunicação devem ser utilizados para o bem, de forma que ela seja construtiva e traga a esperança. Orientando as pessoas e as levando ao encontro com Cristo. As algemas representa toda forma de opressão que tenta acorrentar os jovens, os vícios, as drogas, a prostituição. Mas reparem no desenho, as algemas estão abertas, isso significa que através presença de Deus o jovem, pode ser liberto de toda opressão.

Os jovens são iluminados pelo Espirito Santo, juntamente com Santíssima Trindade. Simbolizado pela pomba e pela divisão em três cores em plano de fundo. O plano de fundo em forma de um escudo que representa a coragem que vem de Deus para que o jovem possa vencer as dificuldades do mundo.”

ARTE 02 – Rogério Moreira Silva, Tanque Novo

Arte de Rogério Moreira Silva, Tanque Novo, Paróquia Imaculado Coração de Maria

O que o desenho representa: “A União entre Grupos, Movimentos e pastorais “Setor Juventude”. As mão expostas de Cristo representando a saudação da paz. E o circulo de mãos dadas, a construção da paz na sociedade.”

ARTE 03 – Dáfila Raianne Coutinho Fernandes, Palmas de Monte Alto

Arte de Dáfila Raianne Coutinho Fernandes, Palmas de Monte Alto, Paróquia N. Sra. Mãe de Deus e dos Homens

O que o desenho representa: “O cartaz em anexo apresenta a importância do jovem cristão no contexto atual, uma vez que o mesmo pode ser um instrumento no processo de construção da cultura da paz a partir do momento em que teve um encontro pessoal com Cristo, que é o “príncipe da paz”. Evidenciando também, que a união aprendida na vivência da comunidade é salutar na luta em busca da paz, o que consequentemente possibilitará a erradicação da violência.

Tags: