31 de outubro de 2023
DIOCESE

Milhares de jovens das 40 paróquias da Diocese celebram DNJ em Caetité

Por Léia Araújo, Coordenadora Diocesana do Setor Juventude

No último domingo (29), jovens das 40 paróquias dos 34 municípios e de um distrito que compõem a Diocese de Caetité participaram, na cidade de Caetité, do Dia Nacional da Juventude – DNJ, celebrado este ano em nível diocesano. Durante todo o domingo, os jovens estiveram reunidos na quadra do Sopro de Vida, mas o evento teve início na Praça da Catedral, de onde os jovens seguiram em uma caminhada animada e orante conduzida pela cantora Selma Miranda.

Foto: Yarlei Kayki / Pascom Diocesana

No Sopro de Vida, houve um momento de acolhida e animação conduzido pela Ministério Missão Peregrinos do Amor, seguido da celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada por vários padres, entre eles Padre Leandro Martins SM, referencial do Setor Juventude.

Logo após, os jovens participaram de uma reflexão sobre o tema do DNJ deste ano “Fraternidade e fome” e o lema “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17), conduzida pela Irmã Sirlei Alves, religiosa assessora do Setor Juventude. No período da tarde, após as apresentações culturais, aconteceu um show musical com a Banda Ecclesia, que animou e sacudiu toda a juventude. Os milhares de jovens viveram juntos um dia com o verdadeiro significado de unção e alegria. Que nossos jovens possam experimentar mais dessa graça.

Após a bênção final concedida pelo Padre Leandro, todos retornaram para suas paróquias cheios do Espírito Santo e certos de que nossa sociedade precisa dessa força, dessa energia e, principalmente, dessa união e carisma jovem.

História

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas, e tornou-se uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada nas dioceses de todo o país. A cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre um tema relacionado à vida da juventude, sempre com temas e lemas que dão continuidade às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade.