8 de março de 2018

Seminário: lugar de cultivar o dom

Foto: Divulgação/Seminário

Sete jovens farão, este ano, a caminhada no Seminário São José, em Caetité. Quatro deles, Carlos Emanoel, João Marcos, Caio Cézar e João Pedro são de paróquias da Diocese de Caetité. Mário Victor, Jardel e Pedro Augusto vieram da Diocese de Livramento de Nossa Senhora. Na semana passada, o bispo Dom Carvalho, em Celebração Eucarística, deu início ao processo formativo do Seminário Propedêutico.

Os jovens chegaram depois de um caminho de discernimento em busca de dar respostas ao chamado de Deus. A missão do Seminário é ajudá-los a cultivar o dom recebido que aos poucos vai mostrando sua originalidade e verdade. Um dos sinais autênticos desse processo é a disponibilidade crescente do seminarista em se doar, rompendo as atitudes egoístas e assumindo as dimensões da gratuidade e da alteridade.

O Seminário, nesse sentido, mais que um espaço físico, é uma escola para o discipulado missionário iniciado no batismo. Esse discipulado vai configurando o coração humano ao coração de Cristo, bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas (cf Jo, 10,10).

Foto: Divulgação/Seminário

Em Belo Horizonte, no Seminário Maior, são dezenove vocacionados, formando com os jovens de Caetité uma família de vinte e três seminaristas. Outros dois seminaristas, Bruno e Ícaro, já estão no estágio pastoral em vista de concretizarem a escolha definitiva deles de se ordenarem para o bem da Igreja e do mundo.

Agradecemos à OVM (Obra das Vocações e Ministérios) e a todos os que oram e colaboram efetivamente para que no nosso processo formativo o projeto de Deus seja realizado.