7 de junho de 2017

Paróquia de Caetité celebra Festa do Divino Espírito Santo

Pascom Caetité

Festa do Divino Espírito Santo em Caetité

A Paróquia Senhora Sant’Ana de Caetité, mantendo a tradição, celebrou com muito fervor e devoção o novenário e a festa em louvor ao Divino Espírito Santo. Neste ano de 2017, o tema central da festa foi “Vinde, Espírito Santo, Senhor que dá a vida.”

A partir dos subtemas de cada noite, celebramos todo o novenário refletindo sobre a situação dos biomas brasileiros, a sua importância e a degradação que cada um vem enfrentando. A escolha de cada tema surgiu com o propósito de lembrar as pessoas sobre a importância da Campanha da Fraternidade, já que a ela cai no esquecimento após as celebrações da Quaresma.

Atendendo ao pedido do Papa Francisco para que tenhamos uma “Igreja em saída”, em cada uma das noites, a celebração aconteceu em um bairro diferente e contou com a presença de um padre convidado e do nosso bispo Dom Carvalho, que presidiu a sétima noite do novenário. O grande dia de Pentecostes, em que recordamos a decida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos no Cenáculo, foi celebrado durante todo o dia na paróquia.

Logo cedo, às 5h da manhã, aconteceu a alvorada festiva pelas ruas da cidade. Às 9h30, um cortejo saiu da igreja de São Benedito em direção a Catedral, onde teve início a Santa Missa, presidida por padre João Teles e concelebrada pelos padres Alex Adriano, vigário-geral da diocese, Eutrópio Aécio (Guanambi) e Waldech Gondim (Ibiassucê). Às 16h aconteceu a tradicional procissão do Divino pelas ruas da cidade, retornando depois à Catedral, onde aconteceu a bênção do Santíssimo Sacramento e apresentação dos casais festeiros de 2018.⁠⁠⁠⁠