14 de julho de 2017
IBITIRA - NOSSA SENHORA DO CARMO

Ibitira é a mais nova paróquia da Diocese de Caetité

Ibitira é a 35ª paróquia criada pela Diocese de Caetité

O distrito de Ibitira, no município de Rio do Antônio, é a mais nova paróquia da Diocese de Caetité. A Ereção Canônica foi realizada no último dia 7 de julho com a participação de centenas de católicos e de autoridades civis e religiosas. A cerimônia foi presidida pelo bispo de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho, que também deu posse ao primeiro pároco de Ibitira, padre José Rocha Costa. Seminaristas e outros padres da diocese também participaram da celebração.

No mesmo dia, foi celebrada a primeira noite dos festejos a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da nova paróquia. A festa segue até o próximo domingo e tem como tema “Com Maria, vivemos a Igreja em saída que leva a ternura e a alegria do Evangelho às periferias”.

Em entrevista à Pascom Diocesana, o padre José Rocha falou sobre o processo de preparação para a Ereção Canônica. “Ibitira, desde os padres italianos que passaram por aqui, já vinha sendo preparada para ser paróquia. A minha missão foi ajudá-los a pensar numa caminhada mais organizada enquanto estrutura canônica, criação e estruturação dos Conselhos. Mesmo não sendo paróquia tinha toda uma estrutura já montada para isso, a preparação foi muito fácil”, disse.

O padre José Rocha Costa é o primeiro pároco da recém-criada paróquia.

O padre também falou sobre a missão dele de ser o primeiro paróco de Ibitira. “É uma responsabilidade muito grande, devido à identidade já sólida que existe, mas estou sendo muito acolhido, e essa responsabilidade se tornou maior, pois estou na fundação das duas novas paróquias: administrador paroquial de Lagoa Real e pároco de Ibitira”, finalizou.

Com 23 comunidades eclesiais de base, a recém-criada Paróquia de Ibitira se junta agora às outras 34 paróquias que formam a Diocese de Caetité. Rio do Antônio é o primeiro município da diocese a ter duas paróquias.