24 de janeiro de 2020
IBIASSUCÊ – SÃO SEBASTIÃO

Ibiassucê realiza festa de São Sebastião com muita fé e devoção

Por Pascom Ibiassucê

Foto: Pascom Ibiassucê

A Paróquia São Sebastião de Ibiassucê realizou nesta última segunda-feira (20) a festa do seu padroeiro São Sebastião, um dos santos com maior número de devotos no mundo inteiro. A festa deste ano desenvolveu-se sob o tema: “Na experiência do amor de Deus formamos comunidade de fé”.

A programação contou com celebrações de missas e novenas que iniciaram no dia 11 de janeiro com uma alvorada festiva, finalizando no dia 20 com a celebração da missa em louvor ao santo padroeiro, seguida de procissão levando o andor com a imagem de São Sebastião pelas principais ruas da cidade.

Durante a festa, a programação tinha início logo cedo, com missa matutina, sempre celebrada às 6h da manhã nas comunidades da sede: Nossa Senhora Aparecida, Imaculado Coração de Maria e Nossa Senhora da Conceição (Matriz).

Durante as noites aconteciam na Igreja Matriz as novenas com a participação de padres e seminaristas convidados. Estiveram presentes no novenário os seminaristas: João Pedro, Marcone, Lázaro Matheus, João Marcos e os padres: Anderson, Noé, Izaías e João e o nosso bispo diocesano Dom Carvalho.

A grande marca da festa foi o envolvimento de todas as pastorais e movimentos, as comunidades eclesiais de base, além dos convidados sociais como já vinha acontecendo há alguns anos com a reorganização da festa feita pelo queridíssimo Pe. Anderson de Oliveira.

Durante todo o novenário houve barraquinhas, leilões e apresentações culturais em um palco montado pelos organizadores da festa ao lado da Matriz.

No dia 20, dia da grande festa do padroeiro, aconteceu às 6h da manhã a tradicional alvorada festiva com a presença da filarmônica São Sebastião, de um carro de som e de muitos fiéis devotos. A Santa Missa Festiva aconteceu às 18h na praça da Matriz e foi transmitida ao vivo pela live no Facebook e pela Rádio Educadora Senhora Santana de Caetité 100,7 FM.

Na oportunidade, em sua homilia, o Pe. Anderson falou sobre o tema da festa que foi baseado no Documento 100 da CNBB intitulado “Comunidade de comunidades, uma nova paróquia”, do qual extraiu o tema da Festa: “Na experiência do amor de Deus formamos comunidades de fé”. O presidente da celebração ressaltou aos fiéis presentes e aos que acompanharam pelas redes sociais que: “não tem como ser cristão, sem fazer uma profunda experiência do amor de Deus”. E ainda reforça que “não basta vir à Igreja todos os dias sem fazer a experiência desse amor em sua vida e na vida em comunidade”.

Essa celebração também marcou a despedida do Pe. Anderson de Oliveira, que após quase 3 anos à frente da Paróquia São Sebastião de Ibiassucê, foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem de Jacaraci. Os festejos se encerraram com um show pirotécnico e descida solene do mastro.