25 de janeiro de 2020
MATINA – N. SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Festa de São Sebastião em Matina

Por Pascom Matina

Após o tríduo preparatório, Pe. Sátiro Bezerra do Prado Fernandes celebrou nesta segunda-feira, dia 20/01/2020, a festa em louvor ao Mártir São Sebastião refletindo com a comunidade católica matinense a temática: Somos igreja, comunidades de discípulos missionários de Jesus Cristo.

Pe. Sátiro iniciou a reflexão da noite falando sobre a vida do Mártir São Sebastião. Disse-nos que este nasceu na Itália, era soldado, por isso padroeiro dos soldados, porém cultivava algo proibido para sua época, a fé em Jesus Cristo. Ficou conhecido por ter servido a dois exércitos: O de Roma e o de Cristo. Mas, São Sebastião escolheu o exército de Cristo e por isso foi martirizado.

Acrescentou ainda que o mártir é alguém que através de sua vida faz nascer novos cristãos e que discipulado e caridade são faces da mesma moeda. Discípulo, quer dizer amigo. E todos nós devemos sentir discípulos e missionários do Senhor. E quanto mais a gente se aproxima de Deus, mais santa se torna as nossas atitudes, porque ser discípulo de Jesus e ser seu missionário pede de nós primeiramente uma vida em santidade. Entre tantas outras belas palavras, falou sobre as figuras exemplo, pessoas luminosas, os Santos do nosso tempo, a exemplo de Irmã Dulce dos Pobres. Ou seja, Deus vai sempre despertando a todo o momento na história da humanidade pessoas fieis. E São Sebastião é lá dos primórdios do cristianismo. E não vai ficar só nesses. A igreja nunca deixou de gerar pessoas assim, que se deixaram iluminar a tal ponto que todos percebem que Deus atua ali.

Para finalizar a noite, realizou-se uma procissão por algumas das principais ruas da cidade cantando com a comunidade ali presente. Na sequência, ocorreram algumas homenagens de pastorais ao padre, por conta que esta foi a última celebração que Pe. Sátiro realizou nesta comunidade como administrador Paroquial. Esta informação foi passada pelo próprio padre meses atrás e confirmada com o pronunciamento do Bispo Dom Carvalho na celebração da última sexta-feira (primeira noite do tríduo).