2 de junho de 2016
ARACATU – SÃO PEDRO

Fé e emoção no encerramento da Festa de Nossa Senhora da Glória em Riacho de Santana

Da Redação PASCOM

Após a missa e procissão, foi realizada a coroação da imagem de Nossa Senhora da Glória

Devotos de Nossa Senhora da Glória encheram as ruas. O encerramento dos festejos da Padroeira da cidade de Riacho de Santana, na última terça-feira, dia 31 de maio, foi a mais completa demonstração de fé de milhares de fiéis que, desde o primeiro dia do mês mariano, rezaram e louvaram em agradecimento à intercessão da Mãe de Deus.

A celebração em frente à Igreja Matriz da cidade culminou a festa que trouxe como tema “Com Maria, Mãe da Misericórdia, iluminados pelo Evangelho de Lucas, descobriremos qual Igreja queremos servir”. Com o terço na mão, alguns fiéis preferiram caminhar de pés descalços durante a procissão, outros não conseguiram segurar as lágrimas durante a coroação da Imagem da Padroeira. Alguns preferiram fechar os olhos e, em oração, agradecer e renovar pedidos.

Às 5h da manhã. O dia começava em Riacho de Santana com a alvorada festiva pelas ruas, que terminou com a bênção dos carros. Um pouco mais tarde, após missa na Matriz, várias pessoas foram batizadas. A celebração da Missa solene aconteceu ao fim da tarde.

Presidida pelo Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom João Cardoso, a missa foi co-celebrada pelos padres Izaías Afonso, pároco de Riacho de Santana, Lely Almeida, vigário, e os padres de Igaporã, Malhada de Pedras e Aracatu – Pe. Paulo Henrique, José Rocha e Hélio Guimarães, respectivamente. Após a celebração, os fiéis percorreram as ruas na procissão – que foi animada pelo ministério de música de Malhada de Pedras – e culminou em frente à Igreja com a coroação de Nossa Senhora.

Para o padre Izaías, momentos como esses evidenciam a fé do povo de Deus e motiva a caminhada da Igreja: “é emocionante ver a demonstração de fé dos fiéis riachensses. Nós somos o povo de Deus, que ainda está em peregrinação, que ainda está a caminho. É uma alegria, uma emoção ver tanta gente participando de um momento como esse, rico de significado para nossa Paróquia”, destaca.

“Temos plena confiança na figura de Maria, a Mãe da Misericórdia, que nos foi dada por Deus para ser aquela que nos mostra qual Igreja devemos servir, que nos indica o caminho da salvação, que está em Jesus Cristo”, afirma o pároco.