21 de dezembro de 2022
ARACATU – SÃO PEDRO

Paróquia São Pedro Apóstolo em Aracatu, celebra 60 anos de instituição

Pascom Aracatu

No último domingo (18), a paróquia celebrou a Santa Missa em Ação de graças pelos 60 anos de instituição, a celebração foi presidida pelo Pe. Paulo Ferreira. Seguindo a programação após a celebração aconteceu à apresentação “Contando e cantando a nossa historia” encerrando as comemorações do jubileu.

Localizada na centenária Diocese de Caetité “Terras sagradas do sertão” sob a proteção de Senhora Sant’Ana está a Paróquia São Pedro Apóstolo em Aracatu, município baiano com uma população estimada em quase 13mil habitantes. A Paróquia São Pedro foi fundada em 20 de dezembro de 1962, pelo então Bispo diocesano Dom José Pedro Costa, desmembrando da Paróquia de Bom Jesus – Brumado, isso se deu devido à nova atualização dos municípios baianos, em Julho do mesmo ano, Aracatu até então fazenda São Pedro se desmembra do município de Brumado.

A celebração que a institui como paróquia, foi celebrada pelo Monsenhor Antônio Fagundes pároco responsável na época pelo acompanhamento da então recém paróquia.

A paróquia tem como Padroeiro São Pedro Apóstolo, o seguidor de Cristo e primeiro Papa da Igreja, o Apóstolo Pedro era considerado homem simples, pescador que foi escolhido por Cristo para ser a rocha edificadora da Igreja e por isso também escolhido para ser o Padroeiro dessas terras, devido a grande quantidade de rochas que aqui existia.

Nestes 60 anos de caminhada muitos foram aqueles que passaram e contribuíram para a evangelização da comunidade católica, entre estes estão as Religiosas Missionarias de Nossa Senhora das Dores, que chegaram em 07 de julho de 1986 e permaneceram até 02 de janeiro de 2010. Também tivemos a honra de ter entre nós diversos padres, entre eles: Pe. Monsenhor Antônio Fagundes, Pe. Ladislau Klener, Pe. Odilon Barbosa, Pe. José Carlos, Pe. Benedito Pereira (Bené), Pe. José Mazzoccó, Pe. Francisco Cerqueira, Pe. Hélio Guimarães e atualmente Pe. Paulo Ferreira

A bela caminhada da paróquia se da também devido à participação dos grupos, pastorais, movimentos, conselhos e as Comunidades Eclesiais. Ao longo desses anos a paróquia contribuiu também para o desenvolvimento social, educacional, cultural da cidade de Aracatu através das obras e movimentos sociais.

Essa linda trajetória foi construída pelas mãos e orações dos leigos e leigas, que sem medir esforços escreveram as mais belas páginas de nossa história, aos nossos antepassados gratidão pela caminhada, esforço e amor. As futuras gerações ficam o legado e o desejo de continuarem a caminhar, sob as bênçãos de São Pedro, Pedra forte. Rocha firme do Senhor!