1 de julho de 2017

Ereção canônica da Paróquia de Ibitira acontece nesta sexta-feira

Da Redação, com informações de Patrícia Brito (Com. Ibitira)

Com a Ereção Canônica da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Ibitira, marcada para esta sexta-feira, 7 de julho, a Diocese de Caetité vai passar a contar com 35 paróquias. A celebração Eucarística de instituição da nova paróquia será presidida pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho, que, assim que tomou posse como bispo em janeiro deste ano, anunciou a criação da Paróquia de Ibitira. Hoje, a comunidade pertence à Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Rio do Antônio.

Em abril, o padre José Rocha assumiu a administração da comunidade, com a responsabilidade de organizar os trâmites legais para a Ereção Canônica. Também na próxima sexta-feira, a quase paróquia de Ibitira inicia os festejos em louvor a Nossa Senhora do Carmo, com o tema “Com Maria, vivemos a Igreja em saída que leva a ternura e a alegria do Evangelho às periferias”. Muito esperada pelo povo ibitirense, a festa é uma grande manifestação de fé e devoção à Virgem Maria.

História

A devoção a Nossa Senhora do Carmo, em Ibitira, começou no ano de 1927, com a chegada da imagem à cidade, trazida pelo casal Guilhermina Magalhães e Amanso Trindade, devotos da santa. A primeira capela com o nome da Virgem do Carmo foi construída três anos depois. Naquela época, as missas aconteciam uma vez por ano, apenas no dia 16 de julho, por ocasião da festividade de Nossa Senhora do Carmo, que já era venerada como a padroeira da comunidade.

Uma nova igreja foi construída, no ano de 1980, na Avenida Norberto Fernandes, ao lado da BR-030, com o empenho do padre italiano Arnaldo Saltarin. Anos depois, com o crescimento da comunidade, veio a necessidade de um novo templo, cuja construção está nos preparativos finais. As obras, que começaram em 2015 com a ajuda do padre Osvaldino Caetano, é uma demonstração de fé da comunidade católica de Ibitira, que, em meio a muitas dificuldades e provações, se dedicou e não mediu esforços para a realização do sonho que era de todos.

Hoje, a quase paróquia de Ibitira conta com 23 comunidades eclesiais de base.