19 de dezembro de 2018
DIOCESE

ECC na diocese – Posse de equipes dirigentes, reflexão, avaliação e planejamento de ações

Por ECC / Diocese de Caetité

Em passado recente, perdemos o filósofo, professor e sociólogo Zygmunt Bauman que nos ensinou dizendo: “compreender é saber como seguir adiante”. É este saber num mundo de memórias fluidas e superficiais que estamos perdendo e não sabemos como prosseguir. Ele lembra que a mudança de bases sólidas de conhecimento e informações para a cultura do imediatismo, do prazer, da individualização, da identificação e rápida obtenção da felicidade, em todas áreas tem levado a um empobrecimento do conhecimento do ser humano. Ninguém consegue com poucas palavras, dizer o significado completo da ENTREGA DE CRISTO NA CRUZ. Ninguém consegue meditar CRISTO NA CRUZ e imprimir no seu coração emocional as carinhas dos emojis (choramingas, alegres ou tristes) ou as mãos indicando positivamente em acordo (likes) ou em desacordo (dislikes). Pedimos desculpas pela longa descrição dos fatos, mas se faz necessária para que no futuro, ao fazermos algum relato histórico, não apareçam apenas as carinhas de emojis ou os polegares em acordo ou desacordo.

Agradecemos o espaço que a PASCOM nos proporciona, para fazer memória das atividades do ECC na Diocese.

Domingo último – 09/12/2018 – 2º Domingo de Advento, a confraria do ECC se reuniu no CENTRO PASTORAL, da Av. Barão de Caetité, com a participação de cerca de 60 casais de Equipes Dirigentes de 1ª, 2ª e 3ª ETAPAS, dos Diretores Espirituais Diocesano Padre Reinaldo Reis de Oliveira, Paroquial de Caetité Monsenhor Adhemar Cardoso Neves e especial do Vigário Geral Monsenhor Alex Adriano Rocha Barbosa, todos nós acolhidos por cerca de 15 casais Encontreiros da Paróquia Senhora Santana de Caetité.

Tivemos como ato inicial a participação na Missa Dominical presidida pelo Padre Reinaldo e concelebrada pelo Monsenhor Adhemar. Neste tempo propício do ADVENTO, quando todos somos chamados a percorrer os caminhos em busca de Cristo, ouvimos após leitura do Evangelho de N. Senhor Jesus Cristo, segundo Lucas 3, 1-6 – em que o último dos Profetas, João Batista, pregava sobre preparar e endireitar os caminhos que levam ao Senhor – de nosso querido Padre Reinaldo uma bonita e reflexiva homilia. Mostrou-nos os caminhos que nós como CRISTÃOS E FAMÍLIAS CRISTÃS teremos que adotar, para que sejamos autênticos. No ADVENTO todos os caminhos levam a JESUS. Aquele mesmo JESUS, que outrora, não encontrou acolhida em nenhum lar e que, rejeitado, nasceu humildemente numa estrebaria, continua nos dias de hoje rejeitado em muitos corações. Todos somos chamados a refletir sobre a presença de DEUS em nossas vidas e a fazermos uma trégua neste cotidiano conturbado em que não há tempo para DEUS. Ao final, falou-nos sobre o benefício que o ECC tem sido para Evangelização das Famílias, do engajamento nas Pastorais, Serviços e vários trabalhos da DOUTRINA SOCIAL, com inúmeros trabalho em benefício das comunidades na zona rural e urbana. Agradeceu ao Casal Cláudio e Zilah pelos trabalhos de Coordenação Diocesana, no triênio 2016/2018 e deu boas vindas ao no casal ZÉ CARLOS e DILCE pedindo copiosas bênçãos e que o ESPIRITO SANTO ilumine suas vidas.
Falar de RELIGIÃO não parece ser atraente para grande parte da humanidade e nesta estão incluídos muitos cristãos e cristãs. Somente em um coração aberto a novidade misericordiosa do REINO DE DEUS terá espaço para que JESUS possa nascer e habitar – estes poderão falar: “… vem Senhor, Jesus!”
Vários dizeres fazem parte de nossa memória popular cristã e um deles enuncia: “quem não vem por amor, vem pela dor “… mesmo sabendo da misericórdia divina – são palavras duras, mas verdadeiras. Nestas palavras estão contidos os motivos que a humanidade vem se afastando de DEUS, são eles: o orgulho, egoísmo, individualismo, prepotência, intolerância e indiferença ao sofrimento de outros. No ECC – ENCOTRO DE CASAIS DE CRISTO – somos questionados e convidados a remover estas atitudes anticristãs, substituindo-as pelas práticas do perdão, oração, doação, alegria e simplicidade.

A família é a célula mater da sociedade. E nossa sociedade parece que vive esquecida dos valores sólidos do respeito e da dignidade humana. Para que possamos sobreviver à realidade dos últimos tempos, precisamos promover os valores cristãos na sociedade. Temos certeza de sua validade, pois trazem a marca do próprio Cristo. Para o ECC esta não é uma opção, mas uma missão, que é promover e inspirar a vivência cristã entre as famílias resgatando seu valor perante a sociedade e aos olhos de DEUS.

Em 14/08/1996, D. Lucas Cardeal Moreira Neves, O.P. – então Arcebispo Primaz do Brasil enviava uma bênção paterna e afetuosa, com os melhores votos quer para os CASAIS, quer para a PARÓQUIA: para que esta seja vivificada e renovada pela presença de casais robustecidos pelo Encontro, na sua fé, no seu amor conjugal e na sua ativa presença na Igreja. Podemos louvar esta graciosa bênção pois tem sido a função do ECC na Diocese de Caetité, mesmo diante de tantas realidades e dificuldades na sua existência.

Como viver num mundo cujo CRIADOR é esquecido com as práticas destrutivas da NATUREZA, da FÉ em DEUS e da FAMÍLIA?

Durante a passagem na escola do ECC, os que persistem são catequizados e chamados a viver os valores de uma autêntica família cristã. Iniciamos com a prática dentro de nossa própria CASA, refletindo atitudes como se tratam mutuamente os esposos, os pais e filhos, os irmãos, assim como todos parentes e vizinhos. Continuamos nossa formação e somos levados a refletir e praticar o sentido pleno da CARIDADE FRATERNA. É chegada a maturidade, com a participação nas 3 etapas de formação e dos vários encontros domiciliares. Somos interpelados à ação consciente de que Igreja somos todos nós, em benefício do “OUTRO” que está bem perto de nós, que não conhecemos e nem acolhemos. Como diz na música: “entre nós está e não o conhecemos” (Seu nome é Jesus Cristo). “Quando as crianças veem os adultos vivendo a CARIDADE, são capazes de ver o EVANGELHO transformado em vida neles, e descobrir que o AMOR DE CRISTO não é uma utopia!”

Neste momento, o ECC cumpriu sua função de ESCOLA DE EVANGELIZAÇÃO DE CASAIS ficando o ENGAJAMENTO NOS SERVIÇOS E PASTORAIS como decisão livre e amadurecida de cada casal.
Tivemos os seguintes momentos:

1 – Acolhida com farto CAFÉ MATINAL: oferecido e preparado pela equipe acolhedora do ECC de Caetité.

2 – Apresentação de relatório das Equipes Dirigentes – das 3ª Etapa: diocesana e 2ª Etapas segundo os Vicariatos, que tem mandato de 2 anos, com relatórios sucintos de suas atividades. E por fim, um dos momentos mais importantes que são as Equipes Dirigentes de 1ª Etapa que levam em frente os trabalhos realizados a nível das Paróquias, fazendo o trabalho de acolhimento dos novos casais que participarão de todo processo formativo. Foram apresentados relatórios das várias atividades realizadas de inclusão e evangelização. Tivemos renovação nas Paróquias de Brumado, Caetité, Guanambi e Malhada de Pedras. Nova Equipe Dirigente foi apresentada, pertencendo a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Caculé, cuja implantação está prevista para o próximo mês de maio, tendo à frente nosso Diretor Espiritual Diocesano, Padre Reinaldo que será o responsável pelo seguimento deste novo grupo. A implantação estará a cargo da Paróquia Senhora Santana, de Caetité.

3 – Almoço com a presença de todos participantes Encontreiros, Mons. Alex, Mons. Adhemar e Padre Reinaldo. Pudemos provar o gostoso tempero preparado com esmero e amor.

4 – Reunião do CONSELHO DIOCESANO DO ECC: enquanto terminavam de servir o almoço e um breve descanso, os integrantes do CONSELHO DIOCESANO DO ECC reuniram-se para aprovação das últimas atas e ata de posse do novo Casal Diocesano Zé Carlos e Dilce com termo de transição de função, com transferência dos valores da corresponsabilidade e apresentação do Relatório Final do ECC, com correções, referente ao triênio 2016 – 2018, feita pelo casal CLÁUDIO E ZILAH e dado para conhecimento de todos. O Relatório Final com termo de Transição de Função foi assinado pelos Casais e pelo Padre Reinaldo em nome de todos Participantes do Conselho e do Bispo D. Jose Roberto Silva Carvalho.

5 – PALESTRA ECC e ESCOLA DE FORMAÇÃO CRISTÃ: proferida pelo MONSENHOR ALEX ADRIANO.

6 – EQUIPE DIRIGENTE E FUNÇOES ESPECÍFICAS – proferida pelo Casal Diocesano Zé Carlos e Dilce – seguindo orientação do Documento Nacional.

7 – RETORNAR À FONTE: VALOR DO DOCUMENTO NACIONAL E NORMAS A SEREM SEGUIDAS COM RETIRADA DE TODOS OS VÍCIOS RESIDUAIS DAS GESTÕES ANTERIORES: proferida pelo Diretor Espiritual Diocesano do ECC, Padre Reinaldo Reis de Oliveira. Importante lembrar que todo os trabalhos a serem realizados deverão ser baseados nos Documento Nacional e Manuais, preservando o espírito inicial do ECC.

8 – MATERIAL IMPRESSO DO ECC: apresentação feita pelo Casal Cláudio e Zilah, mostrando todo acervo de documentos e manuais do ECC.

Agradecemos o APOIO, CARINHO E AMOR FRATERNO de TODOS CASAIS, em especial às EQUIPES DIRIGENTES DESTE TRIÊNIO 2016-2018, ao PADRE REINALDO REIS DE OLIVEIRA, em especial, pela partilha e confiança mútua na realização deste MUTIRÃO DE EVANGELIZAÇÃO das FAMÍLIAS, como DIRETOR ESPIRITUAL DIOCESANO. Não podemos esquecer da eterna doação do Monsenhor Adhemar e do Monsenhor Alex Adriano pela disponibilidade fraterna, nos momentos de formação das equipes dirigentes e de todos do NOSSO CLERO pelo atendimento às Equipes Dirigentes. Ao Reverendíssimo Bispo D. JOSÉ ROBERTO SILVA CARVALHO, muita LUZ e DISCERNIMENTO no acompanhamento da nossa IGREJA PARTICULAR da DIOCESE DE CAETITÉ.
Por fim, não deixar de agradecer a presença do Casal Gal e Ney – ex-Casal Regional Nordeste 3, em nossa Diocese, e desejar ao novo Casal Ivan e Dall, que o Espirito Santo derrame seus dons como NOVOS MISSIONÁRIOS DO SENHOR!

Desejamos a todos um NATAL em que as forças do esplendor do Nascimento do Menino Jesus, sejam energia que ilumine os caminhos do ANO NOVO com muita PAZ E SAÚDE!

Cláudio e Zilah Ramos


Tags: