12 de junho de 2020
Notícias

Diocese de Caetité celebra Corpus Christi sem os tradicionais tapetes eucarísticos nas ruas

Por Pascom Diocesana

Com igrejas vazias, a Diocese de Caetité celebrou, nesta quinta-feira (11), a Solenidade de Corpus Christi, que recorda a presença real de Jesus na Eucaristia. Em todas as 38 paróquias, fiéis acompanharam a principal festa Eucarística do calendário católico pelas redes sociais e pelo rádio.

Na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Aracatu, a missa foi pela manhã. O corredor central da igreja Matriz foi todo ornamentado para a procissão Eucarística. Pelas ruas, fiéis aguardavam a passagem do Santíssimo Sacramento, que aconteceu em carro aberto, seguindo orientações do bispo diocesano.

Foto: Pascom Aracatu

Em Malhada de Pedras, Paróquia Senhor Bom Jesus, a transladação aconteceu em volta da igreja. Tapetes de pano foram colocados no chão para Jesus passar.

Foto: Pascom Malhada de Pedras

Em Igaporã, o Santíssimo Sacramento ficou exposto na igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento até a missa solene, às 15h. Com o uso obrigatório de máscaras, fiéis puderam visitar Jesus Eucarístico, mas sem aglomerações. Após a celebração, o Santíssimo foi levado em carro aberto pelas ruas da cidade.

Foto: Pascom Igaporã

Na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Tanque Novo, ministros ficaram de plantão durante todo o dia para distribuirem a comunhão aos fiéis que desejassem. É que desde março, por ordem do bispo Dom Carvalho, as missas foram restritas à equipe litúrgica em toda a diocese por causa da pandemia.

Em Ibiassucê, Paróquia São Sebastião, muita gente ornamentou a frente das casas com flores, velas, imagens e panos brancos e ficou a espera da procissão. Um gesto de fé em homenagem a Jesus Eucarístico.

Foto: Pascom Ibiassucê

Na Paróquia Santo Antônio, em Urandi, durante a procissão Eucarística, uma parada em frente ao hospital para uma benção do Santíssimo. O município é um dos que registra o maior número de casos do coronavírus na região.

A celebração do Corpo e Sangue de Cristo é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. Este ano, por causa da pandemia, o bispo Dom Carvalho não autorizou a confecção dos tradicionais tapetes com símbolos eucarísticos, feitos a base de pó de serra. A transladação, após a missa, segundo determinação do bispo, teria que ser em carro aberto, sem carreata e aglomerações.

A quinta-feira de Corpus Christi na diocese foi também um dia para rezar, em especial, pelo fim da pandemia da COVID-19.

Confira as fotos desse dia na diocese.